20/12/2025 - 16:26
Atropelamento deixou 300 feridos e trauma para Magdeburg. Acusado pelo crime é julgado, e país reforça segurança.A cidade de Magdeburg, na Alemanha, marcou neste sábado (20/12) o primeiro aniversário do ataque contra um mercado de Natal que deixou seis mortos e mais de 300 feridos.
“Raiva e fúria são permissíveis diante de crimes cruéis como este,” disse o chanceler federal alemão, Friedrich Merz, presente na cerimônia.
As homenagens começaram com um culto ecumênico. Uma sobrevivente do ataque recordou que a normalidade foi quebrada “em apenas um minuto e quatro segundos”, quando um veículo avançou contra a multidão.
“Os gritos continuam presentes na nossa memória”, afirmou.
Os sinos da igreja da cidade tocaram às 19h02, horário exato do ataque no ano passado. O mercado de Natal permaneceu fechado neste sábado.
Caso de política
Em 20 de dezembro de 2024, um homem da Arábia Saudita, que está sendo julgado, atropelou uma multidão no mercado de Natal com um carro alugado. Um menino de 9 anos e cinco mulheres com idades entre 45 e 75 anos morreram.
O ataque foi rapidamente inserido no discurso político da Alemanha, que, à época, estava em clima de campanha antes das eleições federais de 2025. Partidos restritivos à imigração reforçaram suas plataformas sobre o tema, que ocupa o centro do debate nacional.
Embora o acusado tenha admitido ter avançado intencionalmente contra a multidão, ele vem tentando adiar o julgamento desde novembro. Na quinta-feira, um juiz declarou o réu inapto para comparecer à corte devido ao seu estado de saúde.
O homem teria perdido uma quantidade significativa de peso, e médicos afirmam que ele corre risco agudo de falência de órgãos. Segundo Sternberg, o julgamento continuaria sem a presença do suspeito.
Vigilância reforçada
Este foi um dentre outros ataques executados por pessoas com doenças psiquiátricas dos últimos anos na Alemanha. Os casos vêm desafiando as autoridades, inclusive sobre como identificar potenciais infratores e prevenir atos de violência.
Neste mês, cinco homens foram detidos sob suspeita de planejar um ataque a um mercado de Natal no sul da Alemanha, segundo o Ministério Público de Munique.
Eles foram acusados pelo órgão de organizar um ataque, possivelmente com o uso de um veículo, a uma feira de Natal na região do município de Dingolfing, no estado da Baviera. As autoridades não informaram quando o ataque deveria ocorrer ou quão concretos eram os planos.
Após uma série de ataques ocorridos em feiras de Natal ou zonas de pedestres nos últimos anos, autoridades municipais passaram a reforçar as medidas de segurança. Existem mais de 3 mil feiras natalinas deste tipo na Alemanha.
as/ht (Lusa, dpa, ots)
