Um novo artigo da Universidade de Maastricht, na Holanda, descobriu que certos padrões alimentares estão altamente relacionados com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

A análise coletou os dados do comportamento alimentar de jovens adultos, e revelou que os que são diagnosticados com o transtorno consomem mais alimentos como bebidas energéticas, batatas fritas e outros ingredientes fritos. A prática de beliscar durante o dia também foi notada mais frequentemente em pacientes com a condição.

“O estudo atual descobriu que a impulsividade, e não o TDAH em si, apresentou a ligação mais forte com o comportamento alimentar entre adolescentes, principalmente por meio de sua associação com o aumento do consumo de lanches”, explicam os autores.

+ Blue Origin adia para quinta-feira o lançamento do foguete New Glenn

+ Caranguejo com cara de alien viraliza nas redes sociais; veja o vídeo

Os resultados finais indicam que a impulsividade – sintoma presente no cotidiano de pessoas com TDAH – é o fator principal nas alterações da dieta. Em muitos dos relatos, a busca por estimulantes e a falta de satisfação mental foram determinantes nas taxas de consumo de lanches, doces, industrializados e frituras.

A pesquisa foi realizada com a intenção de identificar e controlar os malefícios do bem-estar dos participantes. “Atacar o comportamento impulsivo dos adolescentes pode influenciar significativamente suas escolhas alimentares, potencialmente oferecendo benefícios substanciais à saúde”, completaram os autores.