Pesquisadores da Soprintendenza Archeologia, Belle Arti e Paesaggio, da Itália, encontraram os remanescentes de uma cidade do Império Romano submersos em uma área de litoral na costa de Campo di Mare, local que fica próximo a Roma. Os estudos foram conduzidos durante os meses de abril e maio e a antiga vila está embaixo da água devido ao avanço do mar durante os séculos.

+ Como os antigos romanos curtiam as férias

+ Por que o Império Romano caiu?

De acordo com a organização, por meio de comunicado divulgado nas redes sociais, o local já havia sido alvo de estudos em 2021, quando uma coluna de mármore foi recuperada. Uma estrutura circular de 50 metros de diâmetro também foi identificada pelos pesquisadores na ocasião. A área submersa está a poucos metros da costa e acredita-se que se tratava de um pavilhão romano à beira-mar.

Conforme a instituição, condições desfavoráveis do oceano dificultaram as pesquisas, já que, por estar em uma profundidade baixa, havia muitas ondas sobre a área estudada. A preservação foi possível porque a construção possui duas paredes de tijolos colocadas acima de uma base de barro, o que permitiu que as cofragens, responsáveis pela sustentação da estrutura, ficassem conservadas.

Os elementos da construção sugerem que a área poderia pertencer à aristocracia romana e a uma vila que ainda não foi descoberta e pode estar abaixo de alguma praia na região de Roma.