18/10/2021 - 12:20
Após 12 dias na Estação Espacial Internacional para as filmagens do primeiro filme no espaço, a atriz russa Yulia Peresild e o diretor de cinema Klim Shipenko voltaram à Terra.
Eles pousaram no Cazaquistão no início do domingo (17), de acordo com a transmissão ao vivo pela agência espacial russa. Eles foram transportados de volta para terra firme pelo cosmonauta Oleg Novitsky, que estava na estação espacial nos últimos seis meses.
- “Capitão Kirk” viaja ao espaço em foguete de Jeff Bezos
- Novos estudos detalham como um asteroide dizimou os dinossauros há 66 milhões de anos
- Arqueólogos encontram estátua de Vênus com 1.800 anos na Inglaterra
“O veículo de descida da espaçonave tripulada Soyuz MS-18 estão em solo e seguro. A tripulação está se sentindo bem!”, escreveu a agência espacial russa Roscosmos no Twitter. Os cineastas haviam decolado do Cosmódromo Baikonur, alugado pela Rússia, no Cazaquistão, no início deste mês, viajando para a ISS com o cosmonauta veterano Anton Shkaplerov para filmar as cenas do filme, chamado “The Challenge“.
Se o projeto continuar nos trilhos, a equipe russa vencerá o projeto de Hollywood anunciado no ano passado pela estrela de Missão Impossível, Tom Cruise, juntamente com a Nasa e a SpaceX de Elon Musk.
O enredo do filme, assim seu orçamento, estão sendo mantidos em segredo, mas história gira em torno de uma cirurgiã que é despachada para a ISS para salvar um cosmonauta. Shkaplerov, de 49 anos, junto com os dois cosmonautas russos que já estavam a bordo da ISS, teriam participado do filme.
Mas, a missão teve pequenos contratempos. Quando a equipe de filmagem atracou na ISS no início deste mês, Shkaplerov teve que mudar para o controle manual. E quando os controladores de voo russos conduziram um teste na espaçonave Soyuz MS-18 na sexta-feira, o propulsor da nave disparou inesperadamente e desestabilizou a ISS por 30 minutos, disse um porta-voz da Nasa à agência de notícias russa TASS.
O desembarque deles, documentado por uma equipe de filmagem, também aparecerá no filme, disse Konstantin Ernst, chefe da rede de TV Channel One e coprodutor de “The Challenge“, à AFP.