18/04/2025 - 19:06
Uma elefanta de 35 anos chamada Pupy chegou ao SEB (Santuário de Elefantes Brasil), nesta sexta-feira, dia 18, depois de deixar o ecoparque em que vivia na Argentina. O novo lar do animal fica na Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá.
Para chegar lá, a elefanta viajou 2,6 mil km dentro de uma caixa de transporte, em um caminhão. Para que a viagem fosse feita de forma tranquila, câmeras monitoraram os momentos em que ela sentia cansaço ou sede, por exemplo. Assim, era possível analisar a necessidade de pausas.
Na última quinta-feira, dia 17, ela chamou a atenção quando precisou fazer uma pausa no posto da PRF (Polícia Rodoviária Federal). Lá, ela descansou e se alimentou.
De acordo com o santuário, a equipe de transporte adaptou com sucesso sua abordagem de treinamento para que a viagem de Pupy fosse confortável. “Ela finalmente terá o espaço, o cuidado e a autonomia que precisa para voltar a viver de forma mais natural e digna”, disse o SEB. Ela é a primeira elefanta africana no santuário.