04/08/2025 - 17:31
Uma equipe de pesquisadores do sítio arqueológico de Siló, em Israel, relatou ter encontrado uma estrutura de pedra que corresponde com as descrições bíblicas do Tabernáculo, santuário construído após o Êxodo que abrigou a Arca da Aliança, conforme o livro sagrado cristão.
A Arca da Aliança é descrita na Bíblia como o objeto em que Moisés guardou os Dez Mandamentos. O item desapareceu dos registros do livro sagrado antes do saque de Jerusalém pela Babilônia, que teria ocorrido em 586 a.C.
Segundo Scott Stripling, diretor da escavação em Siló, foi descoberta uma construção da Idade do Ferro dividida na proporção 2:1, como descrito nas escrituras. As informações são do jornal britânico “Daily Mail”.
+ Dez Mandamentos: documento secreto da CIA sugere localização da Arca da Aliança
+ IA ajuda a desvendar mistério sobre autoria da Bíblia
Além da estrutura, a equipe responsável pela escavação também encontrou 100 mil ossos de animais, a maior parte de ovelhas, cabras e gado, majoritariamente do lado direito dos seres vivos, que era a parte do corpo usada para sacrifícios. “Isto não é uma coincidência. […] A evidência de rituais de sacrifício aqui é esmagadora e corresponde ao relato bíblico a um grau que é difícil de ignorar”, disse Stripling.
Os arqueólogos apontaram que cerâmicas encontradas no sítio arqueológico datam do mesmo período. O Tabernáculo teria durado quase 400 anos, antes da construção de um templo em Jerusalém. Siló é descrita pelas escrituras como o primeiro grande centro religioso de Israel.
De acordo com a Bíblia, foi em um portão de Siló que Eli, o sumo sacerdote que presidia o santuário, morreu. Na ocasião, relatada pelo livro sagrado, os israelitas estavam em guerra com os filisteus e levaram a Arca da Aliança para o campo de batalha na expectativa de terem um favor divino.
Mas os filisteus capturaram o objeto e os filhos de Eli morreram durante a batalha. Quando um mensageiro relatou ao religioso o que havia acontecido, o sumo sacerdote, que tinha 98 anos e estava quase cega, caiu para trás, quebrou o pescoço e morreu, conforme a Bíblia.