25/08/2025 - 17:21
Escavadores da Escola Internacional de Verão ArchLabs descobriram um mosaico do século IV d.C. na Sicília, Itália, com uma figura muito semelhante a chinelos Havaianas.
As figuras foram achadas na Villa Romana del Casale na Piazza Armerina, sítio onde já havia sido encontrado um painel famoso conhecido como “Garotas de Biquíni”. Assim como o mosaico das sandálias, o quadro fazia parte da ornamentação de antigas águas termais da região.
“Estas não são decorações simples, mas um trabalho refinado criado por um artesão de mosaicos do século IV d.C., parte de um esquema de mosaico maior que decorava os banhos termais ao sul da vila”, de acordo com uma declaração do escritório de arquitetura da Região da Sicília.
+ Mosaico de 1.800 anos com a inscrição ‘Jesus é Deus’ é encontrado sob prisão em Israel
+ Intervenção humana cresce ao redor de sítios arqueológicos no Brasil
A deflagração é relevante por ressignificar as origens desse calçado, que é frequentemente associado a cultura japonesa e brasileira. Somando-se ao fato de que as garotas de biquíni já mostraram uma visão de moda a frente de seu tempo, a imagem dos chinelos ajuda a pensar que certas regiões da Itália previram diversas tendências ocidentais, mesmo séculos antes da modernidade.
Segundo a UNESCO, o local em que os mosaicos foram achados é considerado uma das vilas mais luxuosas do Império Romano, destacando-se pelam riqueza e pela qualidade da decoração. Além dos mosaicos, o sítio abriga outras evidências históricas – como escrituras – que empolgam cientistas pelo potencial arqueológico.
O mais interessante é que o espaço mostra-se preservado, mesmo após muito muito. Isso se deu por uma enchente, anos atrás, que depositou uma camada de lama sobre a vila. Lá, foram encontrados armazéns, banheiros públicos e privados, salões de recepção e salas de jantar amplamente decoradas.