18/10/2021 - 11:07
Uma estátua de Vênus encontrada por arqueólogos da Cotswold Archaeology na cidade de Gloucestershire, na Inglaterra, remonta ao século I da Grã-Bretanha romana.
- ‘Menor dinossauro do mundo’ é, na verdade, uma grande lagartixa, revela fóssil
- A origem e a longa história de uma estátua de pedra da Amazônia
- Scholz fica mais perto da sucessão de Merkel
A estátua, que tem 17 cm altura, está bem conservada e, segundo Anthony Beechey, da Cotswold Archaeology, a descoberta demonstra um elo entre o povo de Gloucester e seu passado. “Esta é a descoberta mais emocionante da minha carreira em arqueologia até agora”, disse ele.
Em uma pose moderna, a Vênus está acariciando seus longos cabelos com uma mão e a outra está descansando em sua coxa. “Esta pequena e estonteante estatueta tem 1.800 anos e possivelmente foi feita na região central da França ou na região da Renânia, na Alemanha. Como a deusa do amor e da sexualidade, esta Vênus provavelmente teria sido usada em práticas religiosas diárias e possivelmente permaneceu em um Santuário doméstico romano”, escreveram os arqueólogos.
Ela foi encontrada em um terreno que será utilizado para a construção de um futuro bairro social e digital da cidade, o Fórum, orçado em £ 107 milhões. “Ao apresentar um desenvolvimento para moldar a cidade como um centro digital pronto para o futuro, também estamos iluminando sua longa e intrigante história”, explicou o conselheiro Richard Cook, líder do Conselho Municipal de Gloucester, responsável pelo empreendimento em parceria com o Reef Group, em entrevista à BBC.