Uma equipe de arqueólogos do Instituto Zinman de Arqueologia da Universidade de Haifa, em Israel, encontrou uma grande coleção de moedas raras antigas. Os objetos foram achados durante escavações no Vale do Jordão e datam de mais de 2000 anos atrás – indicador de que elas pertenciam ao Reino da Judeia, governado pela dinastia Hasmonean.

As 160 moedas foram consideradas raras e devem ter sido usadas no reinado de Alexander Jannaeus. “A partir do momento em que temos essas moedas, que datam da época de Alexander Jannaeus, com todos os outros achados lá, recebemos uma cápsula do tempo muito precisa, algo que nem sempre acontece na arqueologia”, explicou Shai Bar, pesquisador principal da universidade, ao Jornal The Jerusalem Post.

Os objetos arqueológicos foram avistados em uma estação de passagem desconhecida do vale, e seus restos estavam situados ao longo da estrada que leva à fortaleza construída por Jannaeus.

As peças foram retiradas da escavação para serem levadas ao laboratório de conservação no dia 27 de dezembro, conhecido como o terceiro dia do Hanukkah – comemoração judaica –, o que fez os pesquisadores se referirem à descoberta como um “milagre arqueológico de Hanukkah”.

Moedas raras encontradas nas escavações em Israel (Foto: Reprodução/ Zinman Institute of Archaeology at the University of Haifa/Dr. Shai Bar)