11/10/2019 - 12:01
Um afresco muito bem preservado foi escavado por arqueólogos na antiga cidade de Pompeia, na Itália.
A pintura retrata uma luta entre gladiadores e foi encontrada em uma parede debaixo de uma escadaria, de um local que provavelmente era uma taverna e prostíbulo frequentada por lutadores, segundo os pesquisadores. A descoberta fica no setor Regio V de Pompeia, que ainda não aberto à visitação do público.
Segundo reportagem do jornal “The Guardian“, Massimo Osanna, o diretor geral do Parque Arqueológico de Pompeia, essa região onde o afresco foi encontrado fica perto dos “barracões” onde ficavam os gladiadores, local onde também foram encontradas pinturas com referências a esse universo.
LEIA TAMBÉM: Cidade enorme de 5 mil anos é encontrada no norte de Israel
- Agricultura dos maias indica que o Antropoceno começou antes
- Técnica permitirá ler pergaminhos carbonizados na erupção do Vesúvio
Osanna destacou o realismo da pintura, retratando ferimentos no peito e no pulso do lutador que perdeu a luta.
Segundo a reportagem, há alguns anos a Unesco ameaçou colocar Pompeia na lista dos Patrimônios Mundiais em perigo, a não ser que o governo italiano melhorasse a preservação do parque arqueológico.
De acordo com o ministro da cultura italiano, Dario Franceschini, a situação melhorou e o governo se redimiu, melhorando o acesso para os turistas e voltando a fazer pesquisas e novas escavações. Para Franceschini, a descoberta do novo afresco mostra que Pompeia é uma mina inesgotável de conhecimento para os arqueólogos de hoje e do futuro.