03/02/2026 - 8:31
A agência espacial americana, Nasa, adiou para março o lançamento da missão Artemis II, que enviará quatro astronautas ao espaço profundo pela primeira vez desde o fim do programa Apollo. A decisão foi tomada na madrugada desta terça-feira, 3, após a conclusão de um ensaio geral. A missão estava prevista para ser lançada em 8 de fevereiro.
De acordo com a agência, houve vazamentos de hidrogênio durante o abastecimento do foguete Space Launch System (SLS). Com março como possível janela de lançamento, as equipes analisarão minuciosamente os dados dos testes, solucionarão os problemas encontrado e retornarão aos testes antes de definir uma data oficial de lançamento, afirmou a agência.
O adiamento da janela de lançamento de fevereiro também significa que os astronautas da Artemis II serão liberados da quarentena, na qual entraram em Houston em 21 de janeiro. A tripulação entrará em quarentena novamente cerca de duas semanas antes da próxima data prevista para o lançamento.
“Com mais de três anos entre os lançamentos do SLS, prevíamos encontrar desafios”, acrescentou o administrador da Nasa, Jared Isaacman.
“É exatamente por isso que realizamos um ensaio geral em ambiente alagado. Esses testes são projetados para identificar problemas antes do voo e preparar o dia do lançamento com a maior probabilidade de sucesso”, acrescentou.
