Habitantes de Olekminsk, república siberiana de Yakutia, na Rússia, publicaram nesta terça-feira, 3, filmagens de um grande cometa iluminando o céu da região – posteriormente, os vídeos foram autenticados pela Associated Press.

Quando o fenômeno foi identificado, as autoridades do local ficaram em alerta para a passagem, mas ao final da noite nenhum dano foi relatado. A Agência Espacial Europeia (ESA) informou em nota que o asteroide tem cerca de 70 centímetros e foi descoberto apenas 12 horas antes de seu aparecimento no céu noturno.

A agência também ressaltou que as novas tecnologias e a observação constante dos astrônomos foram ações centrais na identificação do cometa – além do sistema ter previsto o impacto com uma precisão de cerca de 10 segundos.

As rochas espaciais raramente entram em órbita e causam grandes problemas, mas seu contato com a Terra pode gerar pequenos impactos em determinadas regiões – os especialistas ressaltam que na maioria das vezes os cometas diminuem de tamanho no primeiro contato.

Os asteroides variam em medidas e origem, mas todos possuem resquícios da formação do Sistema Solar e datam de aproximadamente 4,6 bilhões de anos.