27/06/2024 - 10:25
Um asteroide “matador de planetas” irá passar próximo da Terra durante esta quinta-feira, 27. Apesar de ser classificado como “potencialmente perigoso”, o objeto irá passar a cerca de 6,6 milhões de quilômetros do nosso planeta, uma diferença quase 17 vezes maior do que a distância entre o astro em que vivemos e a Lua.
O astro, nomeado de 2011 UL21, possui um tamanho entre 1,1 quilômetros a 3,9 quilômetros de largura. As medidas apontam que o objeto é maior do que 99% dos outros asteroides ao redor da Terra, segundo a ESA (Agência Espacial Europeia). As informações são do Live Science.
+ Descoberto asteroide que orbita entre Vênus e o Sol
+ Asteroide ‘assassino de planeta’ é achado no interior do Sistema Solar
A aproximação do 2011 UL21 é a maior em 110 anos, conforme as simulações do JPL (Laboratório de Propulsão a Jato – em tradução) da Nasa, agência espacial americana. A órbita do asteroide é de três anos ao redor do Sol e, apesar de ele ser cinco vezes menor do que o objeto que extinguiu os dinossauros, o corpo celeste seria capaz de causar danos a uma escala continental e colocar detritos na atmosfera que causariam problemas ambientais.
Apesar disso, o asteroide não representa uma ameaça. Interessados podem acompanhar a trajetória do objeto a partir das 17h, no horário de Brasília, em uma transmissão ao vivo do VTP (Projeto de Telescópio Virtual – em tradução). A live pode ser conferida clicando neste link.
Não há chance de que algum “matador de planetas” atinja a Terra pelos próximos 1000 anos, segundo projeções atuais.