21/01/2026 - 14:31
A astronauta Suni Williams, da Nasa, comunicou que irá se aposentar no final deste ano, informou a agência espacial dos Estados Unidos na terça-feira, 20. A profissional é, até o momento, a segunda no ranking de astronautas que passaram mais dias no espaço, com 608 dias acumulados.
Suni Williams foi parceira de Butch Wilmore na missão espacial da Boeing Starliner, que acabou prolongada por dúvidas sobre a segurança da espaçonave e mudanças de calendário da Nasa. A dupla, que inicialmente ficaria oito dias no espaço, acabou “presa” por nove meses na Estação Espacial Internacional. Os dois só conseguiram retornar à Terra com a ajuda da Space-X, que reservou dois lugares para os astronautas em uma de suas espaçonaves.
+ Astronautas da Nasa falam sobre erros que os fizeram permanecer no espaço por 9 meses
Ex-capitã da Marinha, Suni Williams, de 60 anos, passou mais de 27 anos na Nasa e participou de três missões na estação espacial. Ela também estabeleceu um recorde de maior tempo em atividades extraveiculares (EVA) por uma mulher: 62 horas em nove excursões.
O novo administrador da Nasa, Jared Isaacman, a chamou de “uma pioneira nos voos espaciais tripulados”. “Parabéns pela sua merecida aposentadoria”, acrescentou ele em um comunicado.
