26/11/2024 - 15:29
A Nasa, agência espacial americana, divulgou que cosmonautas russos identificaram um “odor inesperado” e observaram “pequenas gotículas” ao abrir a escotilha da nave espacial de reabastecimento não tripulada Progress 90, que levava comida, equipamentos e suprimentos, após a estrutura atracar no módulo Poisk da ISS (Estação Espacial Internacional) no sábado, 23.
+ Saiba como está a rotina dos astronautas da Nasa que estão ‘presos no espaço’
+ Como Nasa pretende resgatar os astronautas ‘presos’ na ISS
De acordo com o site “Space”, os cosmonautas que abriram a escotilha da Progress 90 usaram equipamento de proteção extra como precaução e o acesso ao módulo Poisk foi fechado para o restante do segmento russo da ISS.
Apesar disso, a agência espacial americana pontuou por meio de uma publicação no X (antigo Twitter) feita no domingo, 24, que a equipe está bem e os sistemas de monitoramento da qualidade do ar e contaminação da ISS não detectaram nada anormal. Sem preocupações para a tripulação, as operações da estação “correram como planejado”.
O astronauta americano Don Pettit relatou ter sentido um “cheiro de spray” no segmento dos EUA da ISS, mas não ficou claro se o odor tinha qualquer relação com o da espaçonave Progress 90. A nave espacial permanecerá na estação até 2025, quando deixará o local carregando lixo e itens desnecessários para ser queimada na atmosfera da Terra.