Você já se perguntou como os pedestres “sabem” que devem encaixar-se em faixas quando estão se movendo no meio de uma multidão, sem que o assunto seja discutido ou mesmo pensado conscientemente?

Uma nova teoria desenvolvida por matemáticos da Universidade de Bath (Reino Unido), liderada pelo professor Tim Rogers, explica esse fenômeno e é capaz de prever quando as faixas serão curvas e retas. A teoria pode até mesmo descrever a inclinação de uma faixa irregular quando as pessoas têm o hábito de passar por um lado em vez do outro (por exemplo, em uma situação em que muitas vezes são lembradas de “passar pela direita”).

Essa análise matemática unifica pontos de vista conflitantes sobre a origem da formação de faixas e revela uma nova classe de estruturas que na vida cotidiana podem passar despercebidas. A descoberta, relatada na revista Science, constitui um grande avanço na ciência interdisciplinar da “matéria ativa” – o estudo de comportamentos de grupo em populações interativas que variam em escala de bactérias a rebanhos de animais.

Faixas inclinadas capturadas em um experimento de multidão humana. As faixas são formadas por dois grupos de pessoas que se deslocam em direções opostas. A inclinação resulta de uma regra de trânsito “passar pela direita”. Crédito: K. Bacik. B. Bacik, T. Rogers

Teste em arenas

Para testarem sua teoria, os pesquisadores pediram a um grupo de voluntários que caminhasse por uma arena experimental que imitava diferentes desenhos, com mudanças nos portões de entrada e saída.

Uma arena foi montada no estilo da Estação King’s Cross, em Londres. Quando os pesquisadores olharam para o vídeo do experimento, observaram padrões matemáticos tomando forma na vida real.

O professor Rogers disse: “À primeira vista, uma multidão de pedestres tentando passar por dois portões pode parecer desordenada, mas quando você olha mais de perto, vê a estrutura oculta. Dependendo do layout do espaço, você pode observar as clássicas faixas retas ou padrões curvos mais complexos, como elipses, parábolas e hipérboles”.

Formação de faixa

As procissões de fila única formadas em cruzamentos de pedestres movimentados são apenas um exemplo de formação de faixa, e este estudo provavelmente terá implicações para uma série de disciplinas científicas, particularmente nos campos da física e da biologia. Estruturas semelhantes também podem ser formadas por moléculas inanimadas, como partículas carregadas ou organelas em uma célula.

Até agora, os cientistas deram várias explicações diferentes sobre por que as multidões humanas e outros sistemas ativos se auto-organizam naturalmente em faixas, mas nenhuma dessas teorias havia sido verificada. A equipe de Bath usou uma nova abordagem analítica, inspirada na teoria do movimento browniano de Albert Einstein, que faz previsões que podem ser testadas.

Encorajados pela forma como sua teoria concordava com as simulações numéricas de partículas em colisão, eles se uniram ao professor Bogdan Bacik – um experimentalista da Academia de Educação Física de Katowice (Polônia) – e realizaram uma série de experimentos (como o modelado em King’s Cross) usando multidões humanas.

O principal autor,  dr. Karol Bacik, disse: “A formação da pista não requer pensamento consciente – os participantes do experimento não sabiam que haviam se organizado em curvas matemáticas bem definidas. (…) A ordem surge espontaneamente quando dois grupos com objetivos diferentes se cruzam em um espaço lotado e tentam evitar colidir entre si. O efeito cumulativo de muitas decisões individuais inadvertidamente resulta na formação de faixas”.

Regras impostas externamente

Os pesquisadores também testaram os efeitos das regras de trânsito impostas externamente – ou seja, eles instruíram os participantes a ultrapassar os outros à direita. De acordo com a previsão teórica, adicionar essa regra mudou a estrutura da pista.

“Quando os pedestres têm preferência por virar à direita, as faixas acabam se inclinando e isso introduz uma frustração que reduz a velocidade das pessoas”, afirmou o dr. Bacik.

“O que desenvolvemos é uma teoria matemática pura que prevê a propensão para a formação de pistas em qualquer sistema”, disse o professor Rogers. Ele acrescentou: “Agora sabemos que existe muito mais estrutura do que se pensava anteriormente”.