11/02/2025 - 15:59
O jato XB-1 da Boom Supersonic quebrou a barreira do som três vezes durante seu 13º e último voo teste realizado na segunda-feira, 10. A aeronave sobrevoou o sudeste da Califórnia, partindo do Mojave Air & Space Port.
O XB-1 é um projeto pioneiro construído para testes pela empresa área. Sua principal função era abrir caminho para o próximo lançamento da marca, o Overture, que promete ser ainda mais tecnológico.
A primeira missão do avião foi em março de 2024, na qual ele ainda não conseguiu ultrapassar nenhum recorde. Em 28 de janeiro deste ano, o demonstrador atingiu pela primeira vez o nível supersônico, após ser pilotado por Tristan “Geppetto” Brandenburg.
“Embora seja incrivelmente triste para mim deixar o emocionante mundo dos testes de voo de aeronaves experimentais, isso significa que podemos nos dedicar totalmente, a partir de amanhã, ao que iniciamos a empresa para fazer, que é construir o avião comercial Overture”, disse Blake Scholl, o fundador e CEO da Boom Supersonic, durante uma transmissão ao vivo.
A construtora pretende lançar a nova aeronave ainda este ano. A idealização do produto e algumas alterações no motor devem ocorrer durante as próximas semanas para que o novo avião atinja os mesmos níveis do programa teste.