29/08/2025 - 12:58
Uma baleia-dente-de-pá (Mesoplodon traversii) foi encontrada em uma praia de Taieri Mouth, uma vila de pescadores na Ilha Sul da Nova Zelândia, em julho de 2024. O aparecimento é raro, apenas sete animais da espécie foram identificados desde o século XIX e o mamífero foi levado para ser dissecado por pesquisadores.
O animal foi dissecado por pesquisadores com a participação de membros da tribo Maori. O procedimento, conduzido em dezembro de 2024, marcou a primeira vez em que cientistas analisaram uma baleia-dente-de-pá completa e em boas condições. O mamífero nunca foi visto vivo no mar.
+ Fósseis de baleia aparentemente fofa, mas perigosa, são encontrados na Austrália
+ Vídeo: baleia engole e solta homem que passeava de caiaque com seu pai no Chile
O animal analisado tinha cerca de cinco metros e apresentava dentes vestigiais — estruturas que perderam ou modificaram sua função ao longo da evolução, como o dente do siso em humanos — no maxilar superior.
Além disso, os cientistas descobriram que a baleia tem nove câmaras estomacais. Nos órgãos, foram encontrados pedaços de lula, vermes parasitas e os restos de outros organismos que os pesquisadores não conseguiram identificar.
Ainda, os especialistas puderam observar estruturas que tinham relação com a alimentação e com a produção de sons do animal.
“Pesos, medidas e descrições de vários músculos e órgãos foram coletados para nos ajudar a descrever esta espécie e fazer comparações com espécies relacionadas”, pontuou Anton van Helden, consultor de ciências marinhas do Departamento de Conservação da Nova Zelândia, em um comunicado.