O tsunami causado pelo terremoto de 8,8 graus na Escala Richter que abalou o Chile deixou imagens insólitas, como esse barco pesqueiro sobre uma colina em Dichato. Esse município fica a cerca de 30 quilômetros de Concepción, a cidade mais atingida pelo sismo.

Biólogos norte-americanos anunciaram a criação de uma versão genética da bactéria Escherichia coli que ingere rejeitos agrícolas e expele biodiesel. A novidade pode representar uma fonte energética mais barata e limpa do que os biocombustíveis atuais.

Ficar sentado, perigo para a saúde

Segundo um estudo sueco, pessoas que passam longos períodos sentadas, como quem trabalha em escritório, devem se precaver contra a “inatividade muscular”. Essa condição, que favorece a ocorrência de obesidade, doenças cardíacas, câncer e diabete, não é sanada com exercícios regulares. Para os cientistas, esses indivíduos devem movimentar-se durante o período de trabalho – por exemplo, indo à impressora ou à máquina de café e conversando com colegas por 5 minutos, após 45 minutos de atividade.

Machu Picchu: sofrendo com o lixo, segundo a Wanderlust.

Tesouros turísticos em perigo

A segunda lista anual de maravilhas turísticas ameaçadas que a revista britânica Wanderlust divulgou este ano põe em alerta visitantes e responsáveis por importantes destinos. De acordo com a publicação, Machu Picchu (Peru) padece de acúmulo de lixo, gente e micro-ônibus em trânsito. Stonehenge (Inglaterra) deve ser evitado, a não ser que o turista queira conhecer um estacionamento e ver os monólitos a partir de um ponto relativamente distante. O Wadi Rum, na Jordânia, sofre com a precariedade geral e o excesso de visitantes. Outros locais citados são Tulum (México), Timbuctu (Mali) e Yangshuo (China).

Tratamento anticárie natural e brasileiro

Depois de pesquisas na Universidade de Illinois (EUA), a cientista brasileira Mirela Sanae Shinohara concluiu que os componentes antioxidantes da semente de cupuaçu podem reduzir a progressão da cárie dentária. Agora, é só esperar para a confecção de um produto – pasta ou gel – para aplicar no dente.

Música remodela a mente das crianças

O aprendizado de música na infância ajuda as crianças a desenvolver a linguagem, afirmam cientistas norte-americanos. Entre os principais beneficiados estão disléxicos e autistas. Segundo os pesquisadores, tocar um instrumento ajuda a habilidade musical de cada um a captar padrões relevantes, tais como harmonia e ritmos, do universo sonoro. Além disso, a execução de um instrumento afeta o processamento automático da parte do cérebro que controla a respiração, os batimentos cardíacos e as respostas a sons complexos.

Um estudo norte-americano revela que o cromossomo Y, específico do sexo masculino, está evoluindo mais rapidamente do que o resto do código genético humano. Os cientistas compararam cromossomos Y de homens e chimpanzés (os seres geneticamente mais próximos) e detectaram uma diferença de cerca de 30%, construída nos últimos 6 milhões de anos.

Dinossauro descoberto

Cientistas da Universidade Brigham Young, em Utah (EUA), descobriram uma nova espécie de dinossauro, o abydossauro, que teria vivido há 105 milhões de anos nesse Estado. O animal pertencia ao grupo dos saurópodes, que eram grandes herbívoros com pescoço e rabo compridos.

1,85

parte por milhão é a concentração média atual de metano no Ártico, a maior em 400 mil anos. Historicamente, esse valor varia entre 0,3 e 0,4 parte por milhão, nos períodos frios, e entre 0,6 e 0,7 parte por milhão, nos quentes. O metano absorve 30 vezes mais calor do que o CO2.

4,436

metros será a altitude do aeroporto de Nagqu, no Tibete, o mais alto do mundo. O governo chinês espera que a conclusão da obra, prevista para 2014, transforme a região – a cerca de 300 quilômetros da capital, Lhasa – em um novo polo econômico.

Ouvir os humanos está ficando mais difícil para os extraterrestres, afirmou o astrônomo norte-americano Frank Drake, que há quase 50 anos busca sinais de rádio de civilizações alienígenas. Segundo ele, nossas atuais transmissões de rádio e tevê são muito mais eficientes, o que permite que os sinais emitidos sejam cada vez mais fracos.

Energia produzida a partir do tabaco

Cientistas da Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA) conseguiram um aproveitamento para o tabaco que não prejudica a saúde: depois de infectarem a planta com um vírus geneticamente modificado, produziram com ela células fotoquímicas e fotovoltaicas. Apresentada na publicação ACS Nano Letters, a técnica, mais amiga do meio ambiente do que os métodos tradicionais de fabricação de baterias solares, pode levar ao desenvolvimento de células mais baratas e biodegradáveis.

A força do vodu

Adeptos do vodu participam de uma sessão na favela de Cité Soleil, em Porto Príncipe, capital do Haiti. Essa religião de origem africana é praticada por cerca de 50% dos haitianos e tem sido um dos esteios do povo nestes tempos pósterremoto. As entidades espirituais presentes nessas ocasiões são identificadas por símbolos, como os desenhados no detalhe.

O Banco Mundial conclamou a China e outros países asiáticos a fechar as fazendas particulares de criação de tigres. A instituição ressalta que tais estabelecimentos são “inumanos” e estimulam a demanda por ossos e pele desse animal ameaçado de extinção.

Sono pós-almoço é bom

Cientistas norte-americanos fizeram um experimento que reforça a tese de que o sono facilita o armazenamento da memória de curto prazo. Eles dividiram 39 adultos saudáveis em dois grupos: um que dormiria após o almoço e um que permaneceria acordado. Os voluntários participaram de atividades de aprendizado antes e depois da soneca. Os que dormiram apresentaram melhor desempenho nas atividades e na capacidade de aprendizagem.

Christiane Torloni e Nelson Xavier estão no elenco de Chico Xavier.

Cinco filmes nos 100 anos de Chico Xavier

No ano em que completaria seu 100º aniversário, Chico Xavier será tema de nada menos do que cinco filmes. O principal deles, com estreia em 2 de abril (dia do nascimento do médium mineiro), é a biografia Chico Xavier, dirigida por Daniel Filho e estrelada por um elenco repleto de astros globais, como Nelson Xavier, Tony Ramos e Christiane Torloni. Os outros filmes abordam obras psicografadas pelo médium: Nosso Lar, E a Vida Continua, As Cartas e As Mães de Chico Xavier. Além disso, estão a caminho quatro novos livros, uma história em quadrinhos e uma remontagem da peça Além da Vida. A cidade natal do médium, Pedro Leopoldo (MG), promoverá um ciclo de palestras, feira de livros e espetáculos teatrais. E, por via indireta, a mensagem de Chico estará presente em uma das próximas novelas da Rede Globo, Entre Dois Amores.

Senso de direção pode ser genético

Para cientistas norte-americanos, o senso de direção pode estar escrito nos genes. Eles compararam essa habilidade em um grupo de indivíduos normais e outro de portadores de síndrome de Williams, que têm dificuldade de se orientar. Estes últimos não associavam os padrões geométricos para se situar no ambiente, ao contrário das pessoas normais. Como a síndrome é causada pela falta de material genético em um cromossomo, os genes poderiam explicar a deficiência.

AGENDA

• SBPC e a sustentabilidadeno Semiárido

A Sociedade Brasileira de Progresso e Ciência (SBPC) promove em abril a Reunião Regional em Mossoró, no Rio Grande do Norte, que tem como tema “Água e Desenvolvimento do Semiárido”. No evento haverá 26 palestras e 43 minicursos, estes voltados à educação ecológica.

Quando: de 14 a 16 de abril (das 8h às 18h).

Onde: Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Av. Francisco Mota, 572, Mossoró, RN) e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (R. Almino Afonso, 478, Mossoró, RN).

Quanto: R$ 15.

Mais informações: www.sbpcnet.org.br/mossoro

• Painéis de azulejos portugueses

A exposição Figuras e Padrões, com patrocínio do Banco do Brasil e da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), traz 83 painéis de azulejo português que traçam a história da arte cerâmica do século 16 à atualidade. O acervo é do Museu Nacional do Azulejo de Portugal. Quando: até 11 de abril (terça a domingo, das 10h às 18h).

Onde: Museu Oscar Niemeyer (R. Marechal Hermes, 999, Centro Cívico, Curitiba, PR).

Quanto: R$ 4.

Mais informações: www.museuoscarniemeyer.org.br

• Expansão urbana em fotos

A mostra de fotografias “Do Espaço Estilhaçado”, em São Paulo, faz parte do ciclo de exposição A Criação do Mundo, no qual artistas abordam a construção do espaço urbano e o crescimento acelerado da modernidade.

Quando: até 17 de abril (de segunda a sexta, das 10h às 19h; sábados, das 10h às 17h).

Onde: Micasa (R. Estados Unidos, 2.109, São Paulo, SP).

Quanto: grátis.

Mais informações: www.micasa.com.br