04/10/2020 - 14:55
Uma barreira contra inundações, cuja instalação foi adiada por muito tempo, protegeu Veneza da maré alta pela primeira vez neste sábado (3), trazendo alívio e sorrisos para a cidade após anos de repetidas enchentes.
“Hoje está tudo seco. Paramos o mar”, disse o prefeito Luigi Brugnaro a repórteres após levantar uma taça para comemorar com alguns dos engenheiros e autoridades responsáveis pelo projeto multibilionário conhecido como Mose.
A rede de 78 barreiras amarelas que guardam a entrada da lagoa veneziana se ergueu do fundo do mar quando a maré, impulsionada por fortes ventos e chuva, começou a subir.
LEIA TAMBÉM: Veneza tem a maior maré dos últimos 50 anos
Autoridades municipais previam uma maré de 1,3 metro. O nível seria bem abaixo da maré devastadora de 1,87 metro que atingiu Veneza em novembro passado.
Prevendo o pior, os trabalhadores construíram passagens elevadas em lugares especialmente vulneráveis. Neles estava incluída a frequentemente lotada Praça de São Marcos. No evento, a maré atingiu apenas 70 cm, deixando as praças e caminhos da cidade ilesos.