07/11/2025 - 14:57
Durante a madrugada do dia primeiro deste mês, residentes dos bairros José Menino, Ponta da Praia, Gonzaga e até mesmo nas regiões mais internas de Santos (SP), como o Estuário, afirmam ter ouvido um ruído desconhecido vindo do fundo do mar. O barulho parecia um profundo ronco, chegando próximo a um rangido metálico, como se algo de proporções gigantescas estivesse em pleno movimento embaixo das vultosas águas.
+ Proteína de baleia que vive 200 anos repara DNA e pode inspirar tratamento de câncer
Alguns relatos começaram a se intensificar nas redes sociais por volta das 2h30 da manhã, quando o sono dos moradores da região foi interrompido de forma abrupta e surpreendente. Assustados, tentaram decifrar o que poderia estar acontecendo.
As descrições coincidiam. “Era como se algo estivesse respirando, mas enorme. Não parecia barco, não parecia vento”, relatou um morador de Gonzaga. “Eu já ouvi esse som outras vezes, mas dessa vez foi mais forte. Parecia que vinha de longe, mas ao mesmo tempo debaixo da terra. Sério, arrepia”, afirmou uma moradora da Ponta da Praia.
‘The Hum’ é recorrente em Santos
Nos últimos anos, fenômenos parecidos foram registrados em regiões costeiras ao redor do mundo, denominadas “The Hum”, som grave, constante e improvável de se localizar.
Não é a primeira vez que a região litorânea de Santos é agraciada pelo fenômeno, há décadas os moradores relatam o curioso “som do mar que respira” durante as misteriosas madrugadas. Porém, a intensidade relatada no último sábado foi considerada uma das mais intensas já descritas.
Mistério continua
Em nota, a Autoridade Portuária de Santos (APS), conhecida como CODESP informou que não há registro de qualquer ocorrência incomum no canal de navegação, nem de sons anômalos no Porto Organizado de Santos, nada fora do padrão. Ainda não há uma explicação científica para casos como esse.
