Uma “bola de fogo” foi vista cruzando os céus no norte de Minas Gerais na noite desta quarta-feira, 14. A cena chamou a atenção de moradores e imagens do ocorrido foram compartilhadas nas redes sociais. De acordo com a Bramon (Rede Brasileira de Observação de Meteoros), o objeto observado é o corpo do foguete Falcon 9, da SpaceX, que foi lançado em 2014 e havia permanecido em órbita como “lixo espacial”.

+ Sonda soviética volta à Terra após 53 anos e cai no Oceano Índico

+ Starship: sétimo teste da SpaceX com maior foguete do mundo é bem sucedido

Confira o vídeo:

Moradores de áreas do Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e Bahia também puderam presenciar a reentrada do objeto na atmosfera.

Segundo a Bramon, a parte do foguete Falcon 9 que reentrou no planeta na noite de quarta se separou da espaçonave durante uma missão lançada em agosto de 2014 para colocar um satélite em órbita. Conforme a entidade, o objeto permaneceu no espaço com sua trajetória decaindo até voltar para a atmosfera.

De acordo com a instituição, a “bola de fogo” foi percebida às 18h24 e desapareceu às 18h28 do Horário de Brasília. O objeto percorreu cerca de 1.500 quilômetros em quatro minutos, o que corresponde a uma velocidade média entre seis e sete quilômetros por segundo.

A Urânia Planetário informou que o atrito com as camadas mais densas do ar aqueceram o objeto, gerando um brilho intenso e efeito luminoso. A instituição reforçou que o ocorrido serve de alerta para os desafios relacionados ao lixo espacial, já que resíduos deixados em órbita podem representar riscos caso não sejam controlados.