13/03/2021 - 18:23
A partir deste ano, o Grupo Boticário terá 100% das suas linhas de fragrâncias produzidas com EcoÁlcool. Como parte da meta da companhia em tornar sua produção cada vez mais sustentável, a empresa tem trabalhado em inovações tecnológicas capazes de traduzir em seus produtos esse compromisso com um crescimento ecologicamente responsável. E desde 25 de janeiro todos os novos itens de perfumaria já passaram a conter o EcoÁlcool na sua fórmula.
Fabricado da cana-de-açúcar, assim como o álcool, o EcoÁlcool é feito a partir do bagaço da cana e outros resíduos de biomassa, que antes eram queimados ou descartados. Esse processo também garante a redução na pegada de carbono em mais de 30% em relação ao álcool tradicional. A tecnologia para essa produção foi desenvolvida pela Raízen.
- Parceria converte copos plásticos de festival em tampas de embalagens
- Como a comunicação ajuda a disseminar a sustentabilidade
Alternativa para combustíveis em automóveis, o EcoÁlcool agora tem na indústria de cosméticos o Grupo Boticário como pioneiro dessa prática no Brasil. Em 2019, a empresa já havia anunciado que a linha Nativa SPA de O Boticário seria a primeira a usar o EcoÁlcool na sua composição. Agora, estende o compromisso para todo o catálogo de produtos de perfumaria das suas marcas. Com o EcoÁlcool, outra vantagem ambiental obtida é a diminuição da necessidade de plantar cana para aumentar a produção. Assim, obtém-se um uso mais eficiente da terra e maior produção com mesma área plantada.
Compromisso ampliado
“O Grupo Boticário já era pioneiro em utilizar o EcoÁlcool em cosméticos no Brasil e agora amplia esse compromisso sustentável para todas as suas fragrâncias. Agora ampliamos o aproveitamento de forma integral da cana-de-açúcar, em um processo mais tecnológico e ecologicamente correto”, afirma Rafael Müller, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Boticário.
De acordo com Francis Vernon Queen, VP de Etanol, Açúcar e Bioenergia da Raízen, alinhada aos compromissos ambientais, a companhia investirá continuamente em produtos renováveis com objetivo de mitigar os impactos das mudanças climáticas. “A valorização de fontes sustentáveis é uma resposta possível a uma necessidade mundial por transformação nos mais diversos setores. Nesse ponto, nossa atuação busca somar esforços com parceiros na oferta de soluções renováveis para os consumidores. O objetivo é, sobretudo, fazer com que os insumos utilizados em nossa produção promovam a redução de emissões nas operações e, ao mesmo tempo, assegurar um impacto positivo desses produtos na sociedade”, conclui.