05/11/2025 - 16:19
A Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou na última segunda-feira, 3 de novembro, a fase de execução da Operação Spaceward 2025, que realizará o primeiro lançamento de um foguete comercial em território nacional. A operação, que se estende até o dia 28 de novembro, ocorre no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, e utiliza o veículo sul-coreano HANBIT-Nano, da startup Innospace.
O foguete é um veículo de dois estágios que se destaca pela tecnologia de propulsão híbrida, combinando propelentes sólidos e líquidos. Com 21,9 metros de comprimento e 1,4 metro de diâmetro, o HANBIT-Nano possui uma massa total de quase 20 toneladas. Ele foi projetado para lançar pequenas cargas, tendo capacidade para transportar até 90 quilos de carga útil para a órbita.
+ ‘Bola de fogo’ vista cortando os céus de Minas Gerais era parte de foguete da SpaceX
+ SpaceX lança 13º teste do megafoguete Starship em voo bem-sucedido
Neste voo inaugural, o foguete levará oito cargas distintas, sendo cinco pequenos satélites e três experimentos tecnológicos. Os projetos foram desenvolvidos por instituições do Brasil e da Índia, incluindo satélites da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e da Agência Espacial Brasileira (AEB), em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e um consórcio de empresas, que visam coletar dados climáticos e testar tecnologias em microgravidade.
A missão, que mobiliza cerca de 400 profissionais, é resultado de um edital da AEB de 2020 para uso comercial da base. A Innospace assinou o contrato com o Comando da Aeronáutica (COMAER) em 2022 e obteve as autorizações de lançamento necessárias da agência brasileira em maio de 2025 e da agência sul-coreana (KASA) em outubro. O lançamento consolida o CLA como um espaçoporto competitivo no mercado global.
