03/02/2023 - 10:32
Em todo o mundo, crianças estão sendo intimidadas por adultos na escola. Novas pesquisas agora mostram que esses alunos também podem estar em maior risco de ser intimidados por seus colegas.
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A Pesquisa de Estudantes da Noruega de 2021 mostra que 1,2% dos estudantes noruegueses são intimidados por adultos na escola duas a três vezes por mês ou até com mais frequência.
Novas pesquisas agora mostram que muitos dos alunos que sofrem bullying de professores ou outros adultos na escola também são intimidados por seus colegas.
“O comportamento negativo dos professores pode passar para os alunos e influenciar como eles se comportam uns com os outros”, disse Kari Gusfre, professora assistente da Universidade de Stavanger (Noruega) e primeira autora do artigo sobre o estudo publicado na revista International Journal of Bullying Prevention.
Problema global
Juntamente com colegas do Centro Norueguês para Ambiente de Aprendizagem, o novo estudo de Gusfre revisou pesquisas anteriores sobre adultos que intimidam crianças em um contexto escolar global. Eles concluíram que esse é um problema global que afeta estudantes de muitos países diferentes e em diferentes contextos.
O bullying pode ocorrer de várias maneiras diferentes. Alguns alunos sofrem bullying psicológico, como ser ridicularizado na frente do resto da turma ou ser xingado de nomes ofensivos. Outros sofrem mais bullying físico na forma de terem seus braços apertados com força, sendo pressionados ou empurrados por seus professores. “O problema parece afetar os alunos mais velhos e em particular os meninos”, disse Gusfre.
Outro estudo, baseado em dados da Pesquisa Estudantil de 2018, mostra que muitos daqueles que sofrem bullying de adultos na escola correm maior risco de sofrer bullying de colegas.
“Isso pode ser o resultado de um ciclo vicioso em que os alunos veem o que os professores fazem e copiam seu comportamento”, acrescentou ela.
Ligação com relacionamentos negativos
A professora assistente explica que os alunos com problemas de comportamento e comportamento antissocial podem ser particularmente vulneráveis a ser abusados por adultos na escola. Ou seja, alunos que muitas vezes acham difícil acompanhar o ensino ou que são barulhentos e perturbadores na sala de aula.
Pesquisas limitadas foram realizadas com relação a professores que abusam de alunos. Parece ser um grupo complexo, sem diferenças em termos de gênero. Os motivos para o bullying também variam, mas o sentimento de inadequação em situações exigentes parece constituir um risco, assim como o próprio professor ter sido vítima de bullying mais cedo na vida.
“Também descobrimos que relacionamentos negativos entre alunos e professores aumentam a probabilidade de um professor intimidar seus alunos”, disse Gusfre.
A revisão da pesquisa também mostra que certos professores intimidam os alunos porque sentem a necessidade de manter um senso de poder e domínio na sala de aula.
Sem surpresa
Pesquisas anteriores mostram que o papel autoritário do adulto funciona melhor, inclusive para professores em sala de aula. O estudo, que revisa pesquisas anteriores, mostra que nem sempre esse é o ideal para todos os professores ou que eles não conseguem realizá-lo.
“Os professores que intimidam os alunos podem ter um estilo de liderança mais autoritário ou negligente”, explicou Gusfre, sem ficar particularmente surpresa com essas novas descobertas.
“Infelizmente, não estou surpresa. Há vários anos, os professores têm feito perguntas sobre o bullying pelos professores na Pesquisa de Estudantes. Os números diminuíram nos últimos anos. Esse é um desenvolvimento positivo, mas ainda sabemos que esse é um assunto muito sério para os alunos em questão. Também precisamos levar em consideração o fato de que pode haver algumas figuras ocultas”, diz ela.
Afeta todo o ambiente de classe
Os alunos que sofrem bullying podem sentir ansiedade e depressão que prejudicam sua qualidade de vida e podem afetar os resultados de aprendizagem. Eles também podem desenvolver dificuldades significativas de funcionamento mais tarde na vida e podem achar difícil encontrar – e manter – um emprego.
Uma situação de bullying afeta ainda todo o ambiente da classe. Não só para quem sofre bullying, mas também para os colegas que são mais ou menos espectadores do assédio que ocorre.
Para evitar que os alunos sofram bullying por parte dos adultos na escola, serão necessários adultos atentos e uma equipe de gestão escolar que se atreva a colocar esse tema delicado na ordem do dia. Isso significa adultos que prestam atenção e intervêm se descobrem bullying, incluindo situações em que o agressor é um colega.
Intervir implica apoiar o(s) aluno(s) sujeito(s) a bullying e reportar o caso à direção da escola para que o professor em questão seja tratado da melhor forma possível. As iniciativas a serem implementadas dependerão da situação em questão e exigirão da escola uma investigação minuciosa.
Professores experientes intervêm
No estudo, os pesquisadores descobriram que, se outros adultos na escola descobrissem que um aluno estava sendo vítima de bullying por um professor, eles raramente faziam algo a respeito.
“Uma descoberta mostra que, se algum dos adultos fizesse algo sobre a situação ao descobrir que um professor estava intimidando os alunos, tendiam a ser os professores mais experientes que intervinham e faziam algo a respeito da situação. Isso poderia incluir falar diretamente com o professor que estava abusando do aluno ou falando com o aluno que sofreu bullying e também denunciando o assunto à gerência”, disse Gusfre.
Ela enfatiza a importância de todos os adultos estarem atentos ao que acontece na escola. Na Noruega, eles são obrigados a fazer isso de acordo com o requisito de atividade estabelecido na Lei Norueguesa de Educação, que exige que os adultos prestem atenção, intervenham, denunciem, investiguem e implementem medidas.
No entanto, quando se trata de bullying por parte de adultos, pode ser difícil descobrir e desafiador para um funcionário saber o que fazer. É, por isso, necessário garantir que os adultos tenham a oportunidade de obter mais conhecimento sobre o facto de esse tipo de bullying poder ocorrer, o que prevenir e como gerir a situação caso ocorra.
As escolas devem reconhecer isso como um possível problema e ter um plano de como lidar com isso. É um assunto muito delicado e sério, tão sério que professores e escolas evitam falar sobre isso.