Edwin “Buzz” Aldrin, astronauta americano que fez parte da tripulação da Apollo 11 e segundo humano a pisar na Lua, anunciou que se casou com sua namorada de longa data na sexta-feira, 20 de janeiro, em seu aniversário de 93 anos, de acordo com a agência AFP. A noiva, Anca Faur, de 63 anos, é vice-presidente executiva da Buzz Aldrin Ventures, empresa fundada pelo ex-astronauta. O par se casou em uma cerimônia privada.

O perfil de Anca Faur no LinkedIn informa que ela se doutorou em engenharia química em 1996 pela Universidade de Pittsburgh e trabalhou para a Union Carbide e Johnson Matthey antes de ingressar na Buzz Aldrin Ventures. Ela também foi tesoureira do California Hydrogen Business Council.

“No meu aniversário de 93 anos (…) tenho o prazer de anunciar que meu amor de longa data, drª Anca Faur, e eu nos casamos”, postou Aldrin no Twitter, junto com fotos dele e de Faur. “Nós nos unimos em sagrado matrimônio em uma pequena cerimônia privada em Los Angeles e estamos tão empolgados quanto adolescentes fugindo.”

Apoio à viagem a Marte

Este é o quarto casamento de Aldrin. Os três anteriores terminaram em divórcio.

Aldrin é o único astronauta vivo da expedição Apollo 11, a primeira a levar o homem à Lua. Ele pisou no solo do satélite natural da Terra nove minutos depois de seu colega Neil Armstrong, em 20 de julho de 1969. O terceiro membro, Michael Collins, pilotou o módulo de comando enquanto seus colegas desciam ao solo. Armstrong faleceu em agosto de 2012, e Collins, em abril de 2021.

Uma cratera na Lua perto do local de pouso da Apollo 11 leva o nome de Aldrin, em sua homenagem.

Buzz Aldrin se aposentou da Nasa em 1971, e desde então apresenta-se como um grande defensor da exploração espacial. Ele apoia, por exemplo, a viagem do homem a Marte.

O ex-astronauta enfrentou anos de depressão e alcoolismo depois de deixar a Nasa. Ele conseguiu livrar-se do alcoolismo em 1978.