Uma câmera de segurança residencial conseguiu captar o momento exato em que um meteorito caiu do céu e atingiu o chão no Canadá. O registro feito em Charlottetown marca um episódio inédito para a ciência. É a primeira vez que uma queda astronômica foi registrada com som.

Os donos da casa interiorana, Laura e Joe Kelly, estavam voltando de uma caminhada quando se depararam com uma grande poeira branca perto de sua porta. Com o objetivo de entender o que tinha acontecido, eles recuperaram as imagens da câmera e descobriram que a “pedra” caiu do céu instantes antes, produzindo um barulho alto.

+ Protótipo da SpaceX Starship falha no espaço após lançamento no Texas

+ Consumo de bebidas doces por crianças e adolescentes cresce 23% em 30 anos

Os canadenses aspiraram a areia ao redor e enviaram o objeto para a universidade local, que após inúmeras análises confirmaram que a amostra se tratava de um meteorito. Segundo as observações, o astro é um condrito comum – formado por pedras e com um interior gerado pela fusão dos materiais do universo.

“Até onde sabemos — é a primeira vez que um meteorito caindo na Terra foi registrado em vídeo, com som. Ele adiciona uma dimensão totalmente nova à história natural da Ilha”, disse com entusiasmo Chris Herd, professor do Departamento de Ciências da Terra e Atmosféricas e curador da Coleção de Meteoritos da universidade.

“Estamos agora maravilhados que um pedaço do antigo espaço interestelar tenha viajado milhões de quilômetros e pousado, literalmente, na nossa porta”, acrescentou Laura Kelly após as revelações.