O Canadá bateu neste domingo (27/6) seu recorde histórico de temperatura, com os termômetros chegando a 46,1°C na cidade de Lytton, na província da Colúmbia Britânica. O recorde anterior de calor era 45°C, registrado em Saskatchewan em 1937. Em Vancouver, na costa oeste do país, a temperatura chegou a 31°C. Meteorologistas canadenses esperam que o calor siga intenso ao longo desta semana, com temperaturas de 10 a 15 graus centígrados acima da média histórica para o começo de julho. BBC, Bloomberg, Guardian, Independent e NY Times repercutiram a intensidade do calor no sudoeste do Canadá.

A região vem sendo afetada pela onda de calor massiva que vem cobrindo boa parte da porção ocidental da América do Norte nos últimos dias. Associated Press e Scientific American explicaram o que está causando o calor intenso nos EUA e no Canadá – uma cúpula de calor, resultado da presença de uma massa de ar quente na porção oeste do continente. Isso vem impedindo a formação de nuvens e expondo a superfície ao sol inclemente.

A expectativa dos meteorologistas é de que a onda de calor comece a se dissipar no final desta semana. Mas será um alívio momentâneo: para os próximos meses, a previsão é de temperaturas mais altas que o normal.