01/01/2011 - 0:00
Poder do pensamento
● Parabéns pela excelente matéria sobre o poder do pensamento (edição nº 459). Muito bem escrita, indo direto ao ponto, informando e esclarecendo. Tenho interesse em saber mais sobre a teoria das “formas-pensamento”. Podem me indicar livros que tratem do assunto?
Valério Victorino, por e-mail.
● Gostei muito da matéria sobre pensamento. É, sem dúvida, um assunto fascinante. Vocês poderiam me indicar sugestões de leitura (livros/sites) sobre o assunto? Algo voltado mais para iniciantes. Gostaria ainda de saber onde posso obter técnicas de meditação e concentração para adultos/adolescentes/crianças? Agradeço muito a atenção.
Fernanda Lima, por e-mail.
● Conforme conceitos emitidos pela parapsicologia a respeito da telecinesia, dentre as fotos que ilustram a matéria “Poder do pensamento”, a única que nada tem a ver com esse fenômeno, ou qualquer outro de natureza parapsicológica,é aquela em que um indivíduo se posiciona diante de um computador, tentando influenciar o cursor para efetuar comandos, pois há contato físico-elétrico normal entre ele e o computador.
Antonio Tadeu de Sousa, Natal, RN, por e-mail.
● Gostei muito do artigo sobre o poder do pensamento. Poderiam indicar leituras para me aprofundar no assunto?
Renata, por e-mail.
NOTA DA REDAÇÃO: Caros Valério, Fernanda e Renata, aqui segue o endereço de um site: http://www. mentalismo.net/bibliografia.php. Ele contém um dos melhores itens bibliográficos sobre o assunto.
Seção Ambiente
● Tenho lido as matérias de meio ambiente e gostaria de sugerir a elaboração de um artigo informando que a produção de alimentos é, de todas as atividades humanas, a que mais produz gases de efeito estufa (mais que os transportes) e a que mais consome água. Vêm aí as quebras de safra provocadas pelas irreversíveis mudanças climáticas. Os países mais adiantados em termos de preservação do meio ambiente estão trabalhando a educação alimentar. Um bife a menos por semana, por exemplo, significa um maior retorno em favor do meio ambiente. Há vegetais perenes que produzem todos os nutrientes em qualquer tipo de solo, sem adubos ou cuidados.
Jesus Rodriguez Eres, por e-mail.
Ser inteligente saiu de moda
● A reportagem “Ser inteligente saiu de moda” (edição nº 457) gerou polêmica em nossa sala de aula. Concluímos que a mídia prega que, para ser popular, não é necessário estudar. Mas nós discordamos: é preciso estudar, sim. Por meio do estudo, obteremos conhecimento e, assim, formaremos as bases de nosso futuro. Estudar é ser inteligente. Alunos do 8º ano da Escola Estadual Coronel Xavier Chaves, Coronel Xavier Chaves, MG.
Carapaça da lagosta
● Gostaria de parabenizar o autor Luis Pellegrini pela sua matéria “A carapaça da lagosta” (edição nº 459). Nós, brasileiros, precisamos ter acesso a mensagens de elevação espiritual. A publicação de matérias positivas, carregadas de fé, espiritualidade, otimismo, motivação para o crescimento pessoal é uma coisa fantástica, pois faz o ser humano acreditar mais em si mesmo e na possibilidade de transformar a sua realidade.
Marli Ramos, por e-mail.
Nota da redação:
É ótima notícia saber que vocês vão contra essa corrente defendida por muitos no Brasil e também em outros países. Persistam nesse objetivo. Ele só tem a lhes trazer um retorno positivo. Por outro lado, é recomendável não fazer generalizações em relação à mídia: há muitos órgãos de imprensa que têm e terão o maior interesse em dar destaque a pessoas que se tornam populares como consequência dos estudos que fizeram, e não da ignorância de que se orgulham.
Vitória da Riva Carvalho
● Sou assessora de imprensa do Cristalino Jungle Lodge e gostaria de parabenizar a revista PLANETA e toda a sua equipe pelo excelente trabalho desenvolvido. Gostaríamos de saber se é possível conseguir o PDF da entrevista feita com a empresária de ecoturismo Vitória da Riva Carvalho, de Alta Floresta, no norte de Mato Grasso (edição nº 458, do mês de novembro), para que possamos divulgá-la em nosso site.
Josana Salles, Alta Floresta, MT, por e-mail.
Idiomas da Suíça
● Gostaria de informar que a Suíça é um país de quatro idiomas: alemão, francês, italiano e o romanche. O suíço-alemão é amplamente falado nas regiões onde falam alemão e o romanche, porém trata-se de um dialeto, não de um idioma. Luana Buser Guedes, por e-mail.
Portal da PLANETA
● Adoro a revista PLANETA. Ótimas reportagens, muito bem escritas, sempre com assuntos muito interessantes. Mas quero deixar algumas sugestões em relação ao atual site da revista. Os assuntos que a revista aborda são quase sempre amplos e merecem comentários e observações. Muitas vezes leio e tenho ideias interessantes que gostaria de compartilhar com outros leitores. No entanto, no site não existe espaço para isso. Recursos simples como galerias de fotos, Twitter, Facebook e outros sites sociais seriam o máximo.
Luana Corrêa, Guaratinguetá, SP, por e-mail.
para esta seção devem ser remetidas para:
Redação da PLANETA, Rua William Speers, 1.088, Lapa de Baixo, São Paulo, SP, CEP 05067-900. Fax: (11) 3618-4324. Endereço eletrônico: planeta3@terra.com.br. As cartas poderão ser editadas em razão de seu tamanho ou facilidade de compreensão.