? Morar sozinho

Sobre essa opção de morar sozinho que foi capa da PLANETA 477, de junho, penso o seguinte: é uma loucura necessária, pois um dia temos que amadurecer. Não que eu esteja querendo dizer que somente morando sozinhos amadureceremos. Não, mas sem dúvida passaríamos a ser mais independentes. Estou pensando, sobretudo, nas pessoas mais jovens, entre os seus 20 e 30 anos, que moram com os pais, ou qualquer outro familiar.

José Carlos Junior

Ribeirão Preto (SP),

por e-mail

? Quem paga os salários?

A propósito da nota “Quem Paga os Salários?”, da PLANETA 478, estão equivocados os funcionários públicos que se posicionaram contra a divulgação dos seus vencimentos individuaIs, nos três poderes da República. O salário desses funcionários é público. Consome, em função de uma lei reguladora, a Lei de Responsabilidade Fiscal, 60% dos recursos públicos (era mais, muito mais, antes da lei de 2000)! Os funcionários representam algo em torno de 2% da população geral e consomem 60% dos recursos do erário público, restando para os demais 98% da população 40% dos recursos para todos os demais investimentos. Dessa forma, o povo que paga deve saber quanto, a quem e o que é pago com o seu suado dinheiro, considerando, como sabemos, que os impostos levam 40% da renda do brasileiro. Temos uma elite econômica que é paga com o lucro da atividade capitalista; temos uma elite política que é paga com os impostos advindos do lucro da atividade capitalista; e temos uma elite de servidores públicos que não quer dar satisfação à sociedade que os paga, quanto paga e como paga! Acordem!

Aristides Marchetti Filho

Ribeirão Preto (SP),

por e-mail

? Bicicletas em São Paulo

Recorro à PLANETA para pedir uma fiscalização intensa da Companhia de Engenharia de Tráfego no bairro de Santana, em São Paulo, capital, especialmente nas ruas Maria Cândida e Chico Pontes. São duas vias planas, muito utilizadas por ciclistas que vão ao trabalho. No entanto, os automóveis circulam em alta velocidade, com manobras perigosas para pedestres e bicicletas. O problema se agrava aos domingos, quando milhares de pessoas circulam entre a ciclofaixa da av. Luís Dumont Villares, av. Zaki Narchi e os parques da Juventude e do Trote. Não seria possível colocar uma sinalização específica para reduzir os acidentes na área? Ou criar uma ciclofaixa permanente?

Marcos de Sousa

São Paulo (SP),

por e-mail

? Embu das Artes ameaçado

A criação irregular do plano diretor de Embu das Artes vai colocar em alto risco o “cinturão verde”, área florestal em torno de São Paulo, tombada pela Unesco. Como sei que a nossa PLANETA mantém parceria com essa entidade, informo que já foi protocolado um documento sobre o assunto, na Unesco, por intermédio do senhor Carlos Bocuhy, presidente do Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental. Em face da importância dessa área verde para a cidade e para todo o Brasil, fi- caríamos imensamente satisfeitos se a PLANETA, a exemplo de outros veículos de media, também abarcasse essa tão nobre e urgente causa.

Hamilton Serpa

Curitiba (PR),

por carta

Aurora boreal no Arquipélago de Lofoten, na Noruega.

? Luzes fantásticas

A reportagem “Aparições Luminosas”, da PLANETA 477, nos deixou maravilhadas. Depois de ler sobre as auroras boreais e todas as curiosidades a seu respeito, ficamos cada vez com mais vontade de presenciar esse fenômeno. A revista está se superando a cada mês, com matérias que agradam a todas as idades.

Maya Soares e Bárbara Boppré

Florianópolis (SC),

por e-mail

? Teletrabalho injusto

Gostaria de apresentar uma queixar sobre a reportagem “Trabalho e Água Fresca”, da edição 476. A reportagem fala de coisas “positivas” do trabalho à distância ou teletrabalho, dizendo que com ele “o trabalhador trabalha sem estresse e escutando passarinhos”. Isso é ridículo, pois o teletrabalhador vai levar o estresse para onde for, seja em casa, num parque, na praia ou no sítio, pois tem que cumprir com as metas de trabalho. No caso do teletrabalhador em domicílio próprio, quem paga o arcondicionado? Luz? Água? Comida? O subordinado ganha mais por isso? Não. Tem mais trabalho que os outros? Sim, entre outras coisas.

Manuel Francisco P. Estrada

por e-mail

Errata

A foto de Graciliano Ramos apresentada na reportagem “Literatura brasileira de exportação” (PLANETA 478, pág. 62) é, na verdade, de Guimarães Rosa. A imagem correta está ao lado:

A capa do livro O Tao da Libertação, na seção “Galeria” (PLANETA 478, pág. 72) está errada. Ao lado, a imagem correta:

para esta seção devem ser remetidas para:

Redação de PLANETA, Rua William Speers, 1.088, Lapa de Baixo, São Paulo, SP,

CEP 05067-900. Fax: (11) 3618-4324. Endereço eletrônico: planeta3@terra.com.br.

As cartas poderão ser editadas em razão do seu tamanho ou facilidade de compreensão, e ser publicadas no site da revista: www.revistaplaneta.com.br