Um casal da Flórida, nos EUA, fez uma “cirurgia” e salvou a vida de uma borboleta-monarca (Danaus plexippus) que havia quebrado uma de suas asas. As imagens, que mostram a dupla usando parte da asa de uma borboleta morta para reparar o dano e permitir que o inseto voltasse a voar, viralizaram nas redes sociais e chegaram a ser compartilhadas pela cantora Katy Perry. As informações são do jornal “La Nacion”.

+ Borboletas cruzam Saara, na mais longa migração de insetos conhecida

+ Após um século desaparecida, borboleta dá o ar da graça no Vale do Ribeira

Nas redes sociais, Skyler Stelz relatou que encontrou a borboleta com a asa quebrada e decidiu ajudá-la. “Eu queria tentar o meu melhor para salvá-la”, afirmou a americana, ressaltando que sabia da curta expectativa de vida destes animais.

Para fazer a “cirurgia”, ela e o companheiro utilizaram a asa de uma borboleta-monarca morta que havia sido preservada. O inseto foi preso com uma pinça e a asa quebrada foi cortada para que a estrutura do animal falecido fosse colada com uma ferramenta de precisão. O procedimento funcionou como um “transplante”.

Confira o vídeo:

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por The Dodo (@thedodo)

Durante o procedimento, o casal ficou preocupado em causar sofrimento ao animal, mas pesquisas apontaram que isso não aconteceria. “Descobri que elas não têm receptores de dor nas asas”, contou Skyler no vídeo.

Posteriormente, o animal foi solto e conseguiu voar novamente. “Vai, menina!”, exclamou a americana no vídeo quando o inseto alçou voo e pousou em uma flor. “Estou muito animada para deixar as pessoas saberem que você pode fazer algo assim com uma borboleta, e ela sobreviver”, concluiu.