Uma equipe do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) do Arquipélago de Alcatrazes, conjunto de ilhas que fica a cerca de 35 quilômetros da costa do município de São Sebastião (SP) – localizado a cerca de 205 quilômetros da capital paulista – registraram na segunda-feira, 17, um cardume com ao menos 100 tubarões passando pelo mar da área.

Imagens obtidas pela Planeta em contato com o ICMBio de Alcatrazes mostram o encontro com o cardume, composto por animais que provavelmente pertencem ao gênero Carcharhinus e tubarões martelo.

+ Cientistas decifram formato peculiar da cabeça do tubarão-martelo

+ Mundo registrou aumento de ataques de tubarões e mortes decorrentes, diz estudo

Confira o vídeo:

O cardume foi visto próximo do Arquipélago de Alcatrazes (Crédito: ICMBio Alcatrazes)

Nas imagens, é possível observar centenas de tubarões se movimentando um ao lado do outro. Os animais não aparentam agressividade e nadam pacificamente pelas águas do litoral paulista.

De acordo com o ICMBio, a presença do cardume é um importante indicador da conservação e equilíbrio marinho, sendo positiva e desejável até mesmo para o turismo. “Ao contrário do pensamento de muitos, essas espécies não possuem comportamento agressivo, podendo ocorrer mergulho e outras atividades de forma tranquila”, pontuou o instituto.

Ainda conforme o ICMBio, tubarões sempre habitaram o Arquipélago de Alcatrazes e a entidade realiza um esforço para coibir a pesca ilegal. Na região, as espécies mais encontradas são o tubarão-martelo, tubarão-seda, tubarão-mangona e o cação-frango.