01/07/2007 - 0:00
Um dos mais belos animais da fauna silvestre brasileira, o cervo-do-pantanal é considerado um indicador biológico: pelo aumento ou diminuição de sua população, pode-se verificar o equilíbrio ou desequilíbrio de um ecossistema. A espécie é característica de ecossistemas inundáveis e úmidos da América do Sul. Ocupa preferencialmente essas áreas pela facilidade de se alimentar e de se proteger dos predadores. A maior população do cervo se localiza no Pantanal mato-grossense.
As fêmeas adultas pesam cerca de 100 quilos e os machos adultos, por volta 130 quilos e medem aproximadamente 1,30 metro. São ruminantes seletivos e se alimentam de folhas novas, brotos e flores.
Em Promissão, interior de São Paulo, existe o Centro de Conservação do Cervo-do-Pantanal (CCCP), mantido pela Companhia Energética de São Paulo (Cesp). Aberto à visitação pública de segunda a sexta-feira, com agendamento prévio e número de visitantes limitado a dez pessoas por dia e sempre com acompanhamento técnico, recebe a cada dia mais solicitações de visita.
ÁREA DE PRESERVAÇÃO Permanente, o CCCP está localizado na jusante da Usina Hidrelétrica Mário Lopes Leão, nos municípios de Promissão e Barbosa, na margem esquerda do Rio Tietê, e ocupa uma área de 764,37 hectares. O centro foi criado com base no Plano de Manejo e Conservação do Cervo-do-Pantanal, por ocasião do enchimento do reservatório da Usina Hidrelétrica Três Irmãos, na região de Araçatuba (SP).
Nessa área, encontrava-se uma das últimas populações de cervos do Estado de São Paulo. Os animais resgatados na época do enchimento do reservatório foram enviados para os Centros de Conservação da Cesp e para outros locais na natureza, de acordo com o plano de manejo.
Atualmente, o plantel do CCCP é composto por 42 indivíduos nascidos em cativeiro e descendentes dos animais resgatados da Usina Três Irmãos. Além do cervo-do-pantanal, o local abriga outros exemplares da nossa fauna silvestre, destacando-se as aves tachã e cardeal-do-banhado, o jacaré-do-papo-amarelo, o lobo-guará e o tamanduá-bandeira. Também é refúgio de diversas espécies migratórias e da região.
Para agendar as visitas ao Centro de Conservação do Cervo-do-Pantanal, basta entrar em contato com a equipe técnica da Cesp, pelo telefone (14) 3542-6301, de segunda a sextafeira, das 8 às 16 horas. O CCCP fica na Rodovia BR-153, km 139, em Promissão, São Paulo.