22/07/2019 - 10:21
Um passeio turístico de helicóptero na Islândia ganhou ares macabros quando o piloto e os ocupantes da aeronave avistaram dezenas de baleias mortas.
O caso aconteceu perto da cidade de Longufjorur, na última quinta-feira (18).
A polícia foi avisada, mas ainda não se sabe o que causou a morte dos animais. A praia é isolada, sem acesso a carros, e recebe poucos visitantes.
As fotos das baleias mortas foram tiradas por David Schwarzhans, piloto do helicóptero. Ele disse em entrevista à BBC News que estava pilotando em círculos ao redor da praia e que o grupo não tinha certeza se os animais eram baleias, golfinho ou focas. Então ele pousou o helicóptero e contou cerca de 60 baleias. “Mas devia haver mais, porque havia nadadeiras apontando por baixo da areia”, disse à BBC.
Schwarzhans declarou ainda que a cena foi chocante e que o ambiente estava mal-cheiroso.
Segundo a bióloga marinha Edda Elisabet Magnusdottir, entrevistada pelo site de notícias locais Iceland Monitor, essa espécie de baleia, a piloto, nada em grupo, então é comum que várias encalhem ao mesmo tempo.
A especialista ainda explicou que essa espécie de baleia vive em águas profundas, e quando elas entram em águas mais rasas, a tendência é que fiquem desorientadas. “Elas usam a ecolocalização para orientação, mas estar em águas rasas e arenosas parece aumentar sua desorientação”, diz.
Outros fatores que podem ter causado o encalhe em massa são fortes correntes e ventos.