02/12/2020 - 8:29
A China pousou com sucesso uma espaçonave na superfície lunar, nessa terça-feira (1º), em uma missão histórica para recolher amostras, informou a mídia estatal chinesa.
A sonda Chang’e-5 foi lançada em 24 de novembro. A missão não tripulada, em homenagem à mítica deusa chinesa da Lua, visa a coletar material para ajudar os cientistas a saber mais sobre as origens da Lua.
A missão tentará coletar 2 quilos de amostras em uma área anteriormente não visitada, em uma planície de lava conhecida como Oceanus Procellarum, ou Oceano de Tempestade.
Se a missão for concluída conforme o planejado, a China será a terceira nação a ter extraído amostras lunares, depois dos Estados Unidos e da União Soviética.
LEIA TAMBÉM:
- China manda missão à Lua para coletar e trazer rochas
- Segredos do lado oculto da Lua são revelados por missão da China
- China mostra mais fotos do material misterioso na face oculta da Lua
O veículo que pousou na superfície da Lua foi uma das várias espaçonaves implantadas pela sonda Chang’e-5.
Ao pousar, o veículo perfura o solo com um braço robótico e, em seguida, transfere as amostras de solo e rocha para um veículo ascensor que decolará e atracará em um módulo orbital.
A emissora estatal CCTV disse que a coleta de amostras na superfície lunar começará nos próximos dois dias. As amostras serão transferidas para uma cápsula de retorno à Terra, pousando na região da Mongólia Interior.
A China fez seu primeiro pouso lunar em 2013. Em janeiro do ano passado, a sonda Chang’e-4 pousou no outro lado da Lua, a primeira sonda espacial de qualquer país a fazer isso.
* Reportagem adicional de Twinnie Siu e Tom Daly