03/05/2024 - 11:31
A chuva de meteoros Eta Aquáridas já está visível desde o dia 15 de abril, mas atinge seu pico durante a noite deste domingo, 5, de acordo com o calendário de efemérides astronômicas do Observatório do Valongo, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). O fenômeno será visível a olho nu.
Os meteoros são costumeiramente detritos deixados por outros astros que acabam por orbitar o Sol. Existem fragmentos que, além de serem resultado da passagem de cometas e asteroides, são oriundos da formação do Sistema Solar e de outras galáxias.
+ ‘Prancha de surf’ na Lua? Nasa revela mistério sobre objeto que viralizou nas redes
+ Conheça ave africana que come crocodilos e mata irmãos para sobreviver
A Eta Aquáridas é composta por detritos deixados pela passagem do cometa 1P/Halley e é considerada uma das maiores chuvas de meteoro do ano. Neste domingo, é estimado que os objetos possam ser vistos no céu a velocidades de 66 km/s na constelação de Aquário. Caso seja intenso o suficiente, o fenômeno poderá ser visto em todo o Brasil.
De acordo com o Observatório do Valongo, a chuva de meteoros poderá ser observada na direção leste durante a madrugada. Apesar de visíveis a olho nu, é recomendado que o interessado busque um local com a menor poluição luminosa possível.
O fenômeno já foi visto na cidade de Monte Castelo (SC), que fica a cerca de 335 quilômetros de distância de Florianópolis. Imagens da estação de monitoramento de meteoros da Bramon (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros) no local foram compartilhadas no Instagram.
Confira imagens da chuva de meteoros Eta Aquáridas:
Ver essa foto no Instagram