06/01/2025 - 17:32
Um estudo publicado no British Journal of Sports Medicine comprovou que há uma nova métrica para indicar o quão saudável uma pessoa é. O índice de massa corporal (IMC), medida usada popularmente por sua praticidade, pode cair em desuso médico após a publicação do artigo.
A análise utilizou dados de quase 400 mil participantes, comparando sua aptidão cardiovascular e seu IMC. Além de investigar o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e mortalidade por todos os tipos de causas.
Os resultados indicaram que pessoas com sobrepeso ou obesidade, mas que estejam em boa forma, não possuem risco significativamente maior de morrer ou adquirir doenças cardíacas. Já pacientes que não estão em boa forma física podem ter um risco duas ou três vezes maior, independentemente de seu peso.
O novo meio divulgado para a medição é o VO2 – definido pelo quanto de oxigênio o corpo do paciente consegue absorver durante um período em exercício. Porém, sua determinação não é tão simples quanto o IMC, somente sendo realizada por um teste cardiopulmonar em consultório médico, onde são utilizados rastreadores de condicionamento físico que estimam o valor máximo do V02, com base no ritmo e na frequência cardíaca.