24/10/2022 - 17:22
Entre 1950 e 1959, dados sobre mordidas de viúvas negras foram coletados nos EUA, período durante o qual 63 pessoas morreram. A maioria dessas pessoas era do sexo masculino e, em estudos mais antigos, aparentemente foi demonstrado que cerca de 80% das mordidas de viúvas negras aconteciam com homens.
- Estrela de nêutrons mais pesada é ‘viúva negra’ comendo sua companheira
- Sono de aranhas tem aspectos semelhantes aos dos humanos
- Arqueólogos descobrem torre asteca feita com crânios humanos
Durante um episódio do programa de rádio This American Life, a analista ambiental Kelsey Padgett revelou um dado ainda mais curioso: a maioria dessas mordidas foram no pênis. Isso, segundo ela, pode explicar por que havia tantas mortes por mordidas de viúvas negras naquela época.
“A pele lá é menos espessa e há muitos nervos lá. E isso é um veneno de neurotoxina”, disse ela na entrevista. “Talvez ser mordido nos genitais envie o veneno para o seu corpo de uma maneira mais rápida ou mais forte do que, digamos, se você fosse mordido no pé.”
Mas por que as aranhas viúvas negras mordem tantos homens no pênis, uma parte da anatomia que geralmente é mantida dentro das calças, em vez de em uma teia de aranha? As aranhas viúvas negras são especialmente atraídas por essa área?
Para começar, as viúvas negras não têm interesse em morder os humanos, no pênis ou em qualquer outro lugar, e só o farão quando se sentirem ameaçadas. Por conta disso, esse número desproporcionalmente alto de casos de homens sendo mordidos no pênis implica que as viúvas negras estiveram em muitas situações em que se sentiram ameaçadas e um pênis estava nas proximidades.
Segundo Padgett, as dependências, que eram anexos com um banheiro de poço que muitas casas tinham no período da coleta dos dados, foram os principais lugares onde as mordidas de viúvas negras eram relatadas.
“Então, as aranhas viúvas negras gostam de lugares escuros e baixos. Elas adoram especialmente fazer suas teias de aranha entre dois objetos”, explicou ela, acrescentando que insetos e moscas adoravam o fedor dessas dependências, e fizeram suas casas nas privadas.
“Então imagine isso: é a década de 1950, você é um cara, você precisa fazer o número dois. Você vai até o banheiro externo. Você se senta e seu pênis fica pendurado lá e, quando isso acontece, ele atinge a teia de aranha. E a geralmente não agressiva viúva negra instintivamente corre e morde a nova criatura que pousou em sua teia.”
Desde que os banheiros começaram a se mover para um cômodo dentro de casa, o problema parece ter desaparecido. Hoje, as mordidas de viúvas negras raramente são fatais, com a maioria se resolvendo sem tratamento e outras sendo facilmente tratáveis no hospital.