Os cientistas encontraram uma maneira incrivelmente simples de avaliar pelo menos um aspecto da criatividade das pessoas. É um teste que você pode fazer em alguns minutos e funciona melhor quando você não sabe muito sobre como funciona. Faça o teste aqui antes de continuar lendo sobre o estudo.

O método, chamado de Divergent Association Task (DAT), ou Tarefa de Associação Divergente, em português, pede às pessoas que nomeiem 10 substantivos com significados tão distantes quanto possível. “Gato” e “livro” seriam mais divergentes do que “gato” e “cachorro”, por exemplo.

Um algoritmo de computador mede então essa distância semântica, ou seja, o quanto as duas palavras têm a ver uma com a outra entre os substantivos que a pessoa criou. Com base em uma análise das respostas de 8.914 voluntários, o DAT é tão bom quanto os métodos atuais para prever a criatividade de uma pessoa.

“Várias teorias postulam que pessoas criativas são capazes de gerar ideias mais divergentes”, escreveram os pesquisadores no artigo de 2021 publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences. “Se isso estiver correto, simplesmente nomear palavras não relacionadas e depois medir a distância semântica entre elas pode servir como uma medida objetiva de pensamento divergente.”

As pontuações de criatividade do DAT se correlacionaram tão bem com as outras pontuações quanto entre si, o que implica que é tão útil para avaliar a criatividade quanto as ferramentas mais complicadas. Além disso, os dados mostram que sua eficácia parece se aplicar a diferentes demografias, tornando-o adequado para pesquisas em grande escala.

Os principais benefícios do novo teste DAT são que ele é simples e rápido de concluir e não requer nenhum tipo de avaliação humana, o que pode introduzir viés. No entanto, os pesquisadores fazem questão de salientar que o teste não mede todos os aspectos da criatividade.

“Nossa tarefa mede apenas uma fatia de um tipo de criatividade”, disse o psicólogo Jay Olson, da Universidade de Harvard, em um comunicado de 2021. “Mas essas descobertas permitem avaliações de criatividade em amostras maiores e mais diversificadas com menos viés, o que nos ajudará a entender melhor essa habilidade humana fundamental.”

O teste DAT explora o pensamento divergente e a criatividade verbal, segundo Olson, e não mostra o quão criativo você pode ser ao cozinhar na cozinha, por exemplo, que usa um conjunto diferente de habilidades, mas pode prever a aptidão em determinadas tarefas de resolução de problemas.

Psicólogos pensam que pessoas mais criativas são capazes de conectar elementos remotos em suas mentes com mais facilidade, que é o que está sendo testado aqui. Uma medida mais abrangente teria que levar em conta também conquistas em áreas criativas, como composição musical e invenções.

É um quadro complexo, mas a abordagem DAT pode tornar a realização de futuros estudos sobre criatividade um pouco mais simples. “A criatividade é fundamental para a vida humana”, explicou Olson em um comunicado. “Quanto mais entendermos sua complexidade, melhor poderemos fomentar a criatividade em todas as suas formas.”