09/04/2025 - 16:07
Um experimento realizado a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) conseguiu produzir pasta de missô fora de órbita. O sucesso da produção fez com que o alimento fosse considerado o primeiro fermentado fora da Terra. A descoberta potencializa o estudo sobre vida no espaço e aumenta as opções culinárias dos astronautas em missões longas.
Presente na culinária japonesa como um dos principais pratos da rotina dos indivíduos, a versão espacial do missô conseguiu se assemelhar ao original nos toques de umami — o quinto sabor do paladar humano, o termo de origem japonesa evidencia os outros quatro — , mas os cientistas notaram uma diferença determinante no gosto: um sabor mais forte, torrado e com notas de nozes.
+ Missão russa com três tripulantes chega à Estação Espacial Internacional
+ Março de 2025 foi o segundo mais quente da história para o período
A amostra foi finalizada com uma aparência mais escura e agitada que o normal – as mudanças foram consideradas padrão, já que a mistura passou por diversas jornadas. Além disso, algumas características ambientais do espaço, como a microgravidade e o aumento da radiação também impactam na metabolização do prato fermentado.
Como parte do experimento, dois outros lotes de missô foram fermentados na Terra para comparação direta entre a consistência dos dois locais de origem.
“A pesquisa também pode melhorar o bem-estar e o desempenho dos astronautas e convidar novas formas de expressão culinária, expandindo e diversificando a representação culinária e cultural na exploração espacial à medida que o campo cresce”, afirma Joshua Evans, da Universidade Técnica da Dinamarca, em entrevista à “CNN”.
Além deste exemplar, outras empresas do ramo seguem focadas no desenvolvimento de ingredientes que possam ser produzidos e consumidos em boas condições fora de órbita.