Moradores do Colorado, nos Estados Unidos, registraram na região a presença de coelhos com uma aparência que lembra a série “The Last of Us” nesta semana. Imagens dos animais com estruturas parecidas com chifres na face impressionaram a população local. O aspecto de “zumbis” dos mamíferos é resultado de uma infecção pelo vírus do papiloma Shope. As informações são da “Associated Press”.

+ Zoológico pede doações de pets para alimentar predadores: ‘Cadeia alimentar’

+ Lebres sagradas, bruxas de inverno e adoração pagã: as raízes das tradições do coelho da Páscoa

Animais avistados na cidade de Fort Collins apresentavam a infecção pelo vírus do papiloma Shope, que é no geral inofensivo e causa o crescimento de estruturas parecidas com verrugas que se projetam na face dos animais.

Nas redes sociais, usuários deram apelidos aos coelhos dizendo que eram “zumbis” ou “Frankenstein”. As imagens chamaram atenção após moradores de Fort Collins compartilharem fotos dos animais em locais da cidade.

De acordo com Kara van Hoose, porta-voz do departamento de Parques e Vida Selvagem do estado do Colorado, não é incomum ver coelhos com a doença, especialmente no verão, quando as pulgas e os carrapatos que espalham o vírus se proliferam mais.

Além de se disseminar por insetos, a doença também se espalha entre os coelhos, mas não infecta seres humanos ou outros animais domésticos.

Segundo Kara, as estruturas causadas pelo vírus na face dos animais podem se parecer com chifres se crescerem muito. Ainda, as “verrugas” não atrapalham os coelhos a menos que se desenvolvam nos olhos ou na boca dos mamíferos, interferindo na visão e na alimentação.

O sistema imunológico dos coelhos é capaz de lidar com a infecção e as estruturas geradas pelo vírus desaparecem posteriormente.