21/03/2022 - 12:23
Colocar a língua para fora ajuda na concentração? A maioria das pessoas faz isso naturalmente quando se envolve em ações motoras manuais finais, como enfiar a linha em uma agulha. Segundo especialistas, esse comportamento pode ter uma longa história evolutiva.
- Cães sabem quando seus tutores falam outra língua
- Por que não há ursos polares na Antártida? A ciência responde
- Crânio de baleia predadora com 36 milhões de anos é encontrado em deserto no Peru
Há cerca de 4 milhões de anos, quando os humanos se tornaram bípedes, as mãos das pessoas ficaram ocupadas com atividades concorrentes, como manipular ferramentas e gestos de comunicação. O sistema de linguagem humana originou-se de um sistema de comunicação gestual de base visual que incorpora as mãos, o rosto e a postura.
Essas ações concorrentes se tornaram um problema caso os humanos quisessem se comunicar e agir com as mãos simultaneamente. Por exemplo, ao ensinar alguém a fazer ou usar uma ferramenta, uma pessoa tinha que usar as mãos para segurar a ferramenta e se comunicar ao mesmo tempo. Isso pode ter criado uma pressão para que o sistema de comunicação passasse de gestos para a voz.
Esse comportamento envolve as mesmas regiões do cérebro usadas na fala, de acordo com evidências neurocientíficas. Outras evidências comportamentais também mostram que esses dois sistemas motores estão intimamente ligados e que a boca reflete a ação da mão ao realizar os movimentos motores finos.
“Colocar a língua para fora e sacudi-la parece estimular uma parte do cérebro que pode fazer a diferença no estado mental. Fazer isso quase infalivelmente limpa dores de cabeça na parte de trás da minha cabeça”, disse Contee Seely, de Berkeley, na Califórnia (EUA), ao site NewScientist.
Pesquisas mostram que, quando as pessoas são solicitadas a pegar objetos grande e depois menores, sua boca abre e fecha proporcionalmente ao tamanho do aperto que eles estão usando com os dedos.
“Tenho notado um fenômeno semelhante com muitos jogadores profissionais de sinuca, que contraem o dedo médio da mão de ‘ponte’ enquanto se concentram em alinhar uma tacada. Ele realmente se destaca quando você percebe”, contou Drew Barlow, de Kerikeri, na Nova Zelândia, ao NewScientist.
A maioria das crianças mostra a língua ao fazer ações motoras finas com as mãos. Alguns adultos ainda fazem essas ações com a língua também, mas as pressões sociais nos ensinam a manter a boca fechada para que nossas línguas não fiquem visivelmente para fora.