26/12/2024 - 9:53
Os astronautas Suni Williams e Butch Wilmore, “presos no espaço” desde junho, foram fotografados ao lado de comidas e trajes típicos de festejos natalinos, mas o que era para ser apenas um momento de descontração, gerou desconfiança nos internautas ao redor do mundo.
Segundo a Nasa, o motivo de os astronautas ainda não terem conseguido voltar do espaço foram problemas com a cápsula Boeing Starliner, aeronave em que estavam quando saíram da Terra.
Por entender que a volta dos astronautas seria muito arriscada na Starliner, a Nasa optou por reservar dois assentos para eles na Dragon da SpaceX, rival da Boeing, que é utilizada na missão Crew-9 e deve retornar para Terra em março de 2025.
No entanto, após o vídeo no qual eles comemoram o Natal tanto tempo após “serem pegos de surpresa” por não poderem voltar para a Terra gerou suspeitas nas redes sociais.
+Nasa adia retorno de astronautas ‘presos no espaço’ para março de 2025
Os comentários com teorias de conspiração questionavam se eles realmente estava no espaço: “Por favor, explique-me como eles têm decorações de Natal e chapéus de Papai Noel com eles. Isso não faz sentido, por favor, explique, podemos acreditar”, brincou um internauta.
Para muitos usuários, a presença de decorações de Natal era um sinal de uma grande conspiração e que os astronautas não estavam realmente “presos no espaço”.
Alguns perfis do X afirmaram ainda que os astronautas flutuando no espaço eram na verdade atores contratados e que estavam em um estúdio de cinema em algum lugar da Terra.
O que diz a Nasa?
Entretanto, a explicação para todas as decorações de Natal a bordo é mais simples do que os conspiracionistas imaginavam. Segundo o jornal americano “The NY Post”, a Nasa (agência espacial dos EUA) enviou os gorros de Papai Noel e outras decorações como presentes especiais para os membros da tripulação através de uma entrega de três toneladas da SpaceX no fim de novembro. A Estação Espacial Internacional é reabastecida com suprimentos várias vezes ao ano.
Retorno a terra só em março de 2025
De acordo com um comunicado divulgado pela Nasa, a missão Crew-9, da SpaceX, que traria os dois de volta em fevereiro, foi adiada para o final de março do ano que vem. O objetivo, segundo a agência espacial americana, seria a integração da tripulação que deixará a ISS (Estação Espacial Internacional – em tradução) com a tripulação da missão Crew-10.