O 12P/Pons-Brooks, conhecido popularmente como “Cometa do Diabo”, passou a ser visível em todo o território brasileiro neste domingo, 21, após atingir o periélio, período em que chega mais próximo ao Sol e se torna mais brilhante, emitindo uma “cauda” de gás e poeira que possui o formato de chifres, motivo do apelido.

Valdir Hobus e Gabriel Zaparolli, dois fotógrafos do Rio Grande do Sul, foram alguns dos que conseguiram registrar o momento. Eles divulgaram as imagens nas redes sociais e no site da MetSul Meteorologia.

Confira a fotografia de Valdir Hobus:

O fotógrafo tirou a foto em Ijuí (RS), cidade que fica a cerca de 395 quilômetros de Porto Alegre. Conforme o MetSul Meteorologia, a observação foi facilitada na região devido ao tempo aberto sem a presença de nuvens.

Veja as imagens de Gabriel Zaparolli:

Gabriel Zaparolli tirou as fotos em Torres, cidade que fica no litoral do estado e a cerca de 195 quilômetros da capital gaúcha. Apesar de se tornar visível em todo o País apenas neste domingo, 21, ao longo da semana passada o fotógrafo já havia observado o astro e conseguido captar imagens do “Cometa do Diabo”.

Ainda é possível observar o cometa?

O cometa é visível na direção oeste, mesma do pôr do Sol. No mês de abril, o astro irá aparecer abaixo da constelação de Touro e, em maio, da de Órion, por volta das 17h40 e 18h30. Conforme o Observatório Nacional, a dificuldade é encontrar um local com horizonte livre, já que o objeto aparece muito baixo no céu – cerca de 15 graus.

No Acre, o cometa poderá ser testemunhado até as 19h50, por conta do estado estar no extremo leste do território nacional. O “Cometa do Diabo” chegará ao ponto mais próximo à Terra durante o dia 2 de junho. Entretanto, o astro não será observável a olho nu em tal data.
Interessados em observar o cometa podem baixar aplicativos como o Sky Tonight, que acompanha o trajeto do astro em tempo real.