O astro conhecido como “Cometa do Diabo” será visível no Brasil a partir deste domingo, 21. O nome científico do objeto celeste é 12P/Pons-Brooks e, assim como o Halley, ele é periódico, ou seja, leva muito tempo para dar uma volta completa no Sol – cerca de 71,3 anos.

Moradores do Nordeste já podem ver o fenômeno desde o dia 7 de abril. No entanto, neste domingo o cometa deverá se tornar mais visível já que atingirá a sua máxima aproximação ao Sol, de acordo com o Observatório Nacional. Apesar disso, não é possível ter certeza de que o astro será visível a olho nu, já que a intensidade do objeto é imprevisível, portanto, é recomendado o uso de binóculos e telescópios.

+ Eclipse solar total deve deixar de existir; entenda
+ Pesquisadores desvendam origem de coração misterioso em Plutão

O cometa foi apelidado como “do Diabo” devido ao formato emitido pelo astro quando ele entra no periélio, ponto em que está mais próximo ao Sol, soltando uma “cauda” de gás e poeira que possui um formato de chifre. Não há qualquer risco de colisão do astro com a Terra.

Qual o melhor momento para visualizar o ‘Cometa do Diabo’?

Os interessados em observar o cometa devem se virar para a direção oeste, mesma do pôr do Sol. No mês de abril, o astro irá aparecer abaixo da constelação de Touro e, em maio, da de Órion, por volta das 17h40 e 18h30. Conforme o Observatório Nacional, a dificuldade será encontrar um local com horizonte livre, já que o objeto aparece muito baixo no céu – cerca de 15 graus.

No Acre, o cometa poderá ser testemunhado até as 19h50, por conta do estado estar no extremo leste do território nacional. O “Cometa do Diabo” chegará ao ponto mais próximo à Terra durante o dia 2 de junho. Entretanto, o astro não será observável a olho nu em tal data.