10/01/2025 - 21:11
Um peixe com dentição humana foi pescado em Anchieta, no Sul do Espírito Santo, e causou estranhamento nas redes sociais. O animal foi comprado por uma família mineira, que, espantada, gravou um vídeo questionando que espécie seria aquela.
Trata-se de um peixe chamado “sargo-de-dentes”, comum à região litorânea do Brasil. Os dentes característicos são resultado de um longo processo evolutivo, sendo importantes na alimentação do animal. Além da arcada humana, o pescado possui dentes no céu da boca – esses um pouco mais arredondados.
“O animal come mariscos, arranca até mexilhão, sururu da pedra, então ele precisa de dentes muito fortes. Ele tem dente também em cima do céu da boca, e esses dentes são todos arredondados, então ele esmigalha conchas, caramujos, caranguejos”, explicou ao G1 o biólogo especialista em peixes João Luiz Gasparini.
A espécie pode chegar a pesar quase 10 kg e medir até 90 cm. Esse peixe marinho é comum em baías e enseadas, podendo também ser encontrado em manguezais e estuários. Sua presença abrange desde a região do Caribe até o sul do Brasil. Apesar de não ser muito popular, o sargo-de-dentes não é incomum de ser encontrado.
O comportamento da espécie costuma ser pacífico, mas podem atacar ao se sentirem ameaçados. Cidadãos alegam que o peixe é muito saboroso – sendo usado em diversas preparações culinárias – além de possuir um preço acessível.