02/05/2025 - 13:50
“Dois, três… Expecto Patronum! Amém!”. Essas palavras mágicas são proferidas durante o sermão de uma igreja protestante em Hamburgo, na Alemanha. Nesses “cultos de Harry Potter”, o pastor Jonas Goebel busca unir fé e magia.
“De um lado, tem a fé, do outro, tem a conexão com Harry Potter e Hogwarts. É interessante”, opina uma mulher presente. “Esta é a minha quinta vez aqui!”, revela uma menina.
Mas de onde surgiu essa ideia?
“Estou sempre em busca de novos formatos para cultos religiosos porque acredito que muitas pessoas gostam de ir aos cultos, mas não encontram ocasiões especiais para tal”, diz o pastor Goebel.
“Escolhemos Harry Potter porque acho relativamente fácil conectar as referências das histórias do mundo de Harry Potter com o que é transmitido aqui do ponto de vista bíblico”, justifica. A alta procura traz a confirmação que o pastor precisa.
Mas as grandes igrejas na Alemanha estão tendo dificuldades com a queda no número de congregações. Só em 2022, 900 mil pessoas deixaram a Igreja.
“Quando não sei mais o que fazer, eu rezo, e talvez eu diga, ‘Oh, Deus, preciso de Ti. Deus, preciso de Tua ajuda.’ Em essência, isso é o mesmo que lançar um feitiço Expecto Patronum e uma oração”, compara Goebel. “Basicamente, espero que as pessoas voltem para casa e digam: ‘Nossa, foi legal na igreja!’”.