02/04/2025 - 15:52
Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Harvard, do Massachusetts (EUA), apontou uma dieta que aumenta as chances de uma pessoa chegar aos 70 anos de idade sem uma doença crônica. Conforme a pesquisa, que levou 30 anos para ser concluída, uma alimentação que prioriza frutas, vegetais, grãos integrais, nozes, legumes e gorduras saudáveis é melhor para um envelhecimento saudável.
+ Larvas podem ter feito parte da dieta dos neandertais, indica estudo
+ Estudo indica que mascar chicletes libera microplásticos na saliva
Ao longo do estudo, foi observada a alimentação de 105 mil adultos do sexo masculino e feminino com idades entre 39 e 69 anos. Os resultados da análise foram publicados na “Nature Medicine” em 24 de março. A pesquisa também contou com a participação de profissionais da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, e de Montreal, no Canadá.
No estudo, os participantes relataram periodicamente suas dietas e foram pontuados em relação ao nível de adesão a oito padrões alimentares saudáveis. Todos eles enfatizam uma alta ingestão de frutas, verduras, grãos integrais, gorduras insaturadas, castanhas e legumes, e alguns também incluem uma ingestão baixa a moderada de alimentos saudáveis de origem animal, como peixes e certos laticínios.
Os pesquisadores também avaliaram os participantes quanto à ingestão de alimentos ultraprocessados e fabricados industrialmente, que geralmente contêm ingredientes artificiais, açúcares adicionados, sódio e gorduras não saudáveis.
Após a análise, os pesquisadores concluíram que apenas 9,3% dos participantes envelheceram de forma saudável, o equivalente a 9,7 mil pessoas.
A dieta líder em termos de saúde foi a Alimentação Saudável Alternativa, desenvolvida para prevenir doenças crônicas. Os participantes desse grupo tiveram 86% mais probabilidade de envelhecer com saúde aos 70 anos e 2,2 vezes mais probabilidade de envelhecer com saúde aos 75 anos, em comparação com aqueles com as pontuações mais baixas nesta dieta.
Esta dieta é rica em frutas, verduras, grãos integrais, castanhas, legumes e gorduras saudáveis e pobre em carnes vermelhas e processadas, bebidas açucaradas, sódio e grãos refinados.
Outra dieta a favorecer o envelhecimento saudável foi o Índice de Dieta de Saúde Planetária, que prioriza a saúde humana e ambiental, dando preferência para alimentos de origem vegetal e minimizando alimentos de origem animal.
Em todos os casos, o maior consumo de alimentos ultraprocessados, especialmente carnes processadas e bebidas açucaradas e dietéticas, foi associado a menores chances de envelhecimento saudável.