A costa de Big Sur, no litoral central da Califórnia, é um deslumbramento só, com vários locais imperdíveis por sua beleza cênica. Entre eles com certeza está a isolada praia de Pfeiffer, por uma peculiaridade raras vezes vista em outros lugares: a cor da areia pode variar de roxo a rosa ao longo do dia em seus 1.600 metros de extensão.

Areia roxa na praia. Crédito: Rosino/Flickr

Localizada em terras da Floresta Nacional de Los Padres, a praia de Pfeiffer leva o nome de uma das famílias pioneiras da área, que se instalou ali na segunda metade do século 19. As diferentes cores apresentadas por sua areia têm origem em depósitos de granadas de manganês que chegam à praia por conta da erosão de colinas próximas.

Keyhole Rock, outras atração da praia de Pfeiffer. Crédito: Joshua Sortino/Unsplash

A areia não é a única atração da praia de Pfeiffer. Ali está a Keyhole Rock, rocha em forma de arco que é objeto habitual dos fotógrafos entre dezembro e janeiro, quando o pôr do sol é visível pela abertura. A praia também é frequentada por adeptos do nudismo, por ficar em território federal (as normas californianas de nudez não se aplicam ali, portanto). Mas que ninguém espere encontrar muito calor ali – os meses de junho a agosto, em plena temporada quente no hemisfério norte, por sinal, podem ser nublados e frios.