A baiana Carla von Boeselager, que possui o título de baronesa na Alemanha, mantém uma rotina de trabalho com dois empregos no país. Nascida em Porto Seguro (BA), ela é proprietária de um serviço de bufê e eventos em Bonn, no oeste alemão, e contrasta a realidade atual com a imagem associada à nobreza.

  • Perfil: a baronesa Carla von Boeselager, nascida na Bahia, mora na Alemanha e mantém dois empregos.
  • Contexto: títulos de nobreza foram abolidos na Alemanha em 1918 e não conferem privilégios.
  • Vida anterior: antes de se mudar para Bonn, Carla viveu por 12 anos em um castelo com o marido, o barão Peter von Boeselager.

Links Relacionados

“Eu gosto muito de ser a empregada, dentro da sua casa”, afirma Carla von Boeselager sobre seu serviço de bufê. Atualmente morando em uma casa em Bonn, ela viveu anteriormente em um castelo por 12 anos com o marido, o barão Peter von Boeselager, com quem se casou após chegar à Alemanha no início dos anos 2000. “Era mais ou menos um conto de fadas”, recorda.

A adaptação à nobreza alemã, vinda de uma família simples do Brasil, apresentou desafios. “No começo eu não falava muito bem o alemão. […] Mas, com jeitinho baiano, eu acabei me adaptando”, conta.

Sobre o prestígio do título, a baronesa minimiza o impacto prático: “Não tem tanto significado no seu dia a dia. Claro, existem algumas ocasiões que você utiliza necessariamente. Mas não influencia muito, não”.

O contexto alemão explica a declaração. O país aboliu todos os privilégios da aristocracia com o fim da monarquia e a proclamação da República de Weimar, em 1918. Os títulos de nobreza são, atualmente, considerados apenas parte do sobrenome, sem conferir status legal ou benefícios.

Para Carla von Boeselager, a ética de trabalho supera o título. “Essa tradição de nobreza já vem da minha casa. Realmente, eu aprendi com a minha mãe e com o meu pai desde cedo… a gente tem que trabalhar”.